Página inicial > Panambi > Aluna do Campus Panambi representa o IFFar no “Meninas na Ciência”
Notícias Panambi

Aluna do Campus Panambi representa o IFFar no “Meninas na Ciência”

Publicado em Sexta, 17 de Agosto de 2018, 13h36 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

A partir da participação em um projeto de pesquisa na área de Entomologia Agrícola, que testou plantas com potencial para atuarem como bioinseticidas, a aluna Karine Gehrke Graffunder recebeu o reconhecimento de trabalho destaque na Mostra de Educação Profissional e Tecnológica do IFFar em 2017. Na ocasião, a aluna de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Panambi ainda não sabia que esse trabalho lhe renderia uma inesquecível experiência de vida.

Em 2018, Karine foi selecionada para representar o Instituto Federal Farroupilha no VI Desafio de Projetos “Meninas na Ciência”, evento realizado entre 7 e 10 de agosto, no CONECTA IF 2018, em Brasília/DF. No total participaram 41 meninas, entre 16 e 27 anos de idade, cada qual representando um dos Institutos Federais do Brasil.

O “Meninas na Ciência” objetivou fomentar a participação de estudantes do sexo feminino em um evento de ciência e tecnologia cujo desafio consistiu em criar formas inovadoras de ensino de química, física, matemática e biologia para estudantes de Ensino Médio. Após serem divididas em grupos, de acordo com as áreas de formação, as meninas participaram de uma imersão de quatro dias, cujo resultado foi a criação de diferentes recursos para o ensino das ciências, de acordo com cada uma das áreas específicas. Karine participou do grupo de biologia, que apresentou dois projetos baseados em gamificação, que consiste em aplicar o conceito dos jogos ao cotidiano. Assim surgiu o site “Science4All”, que disponibiliza jogos que podem ser utilizados como recursos didáticos para ensinar diferentes conteúdos. Um dos jogos é o “DNA Connect”, que aborda conteúdos relacionados à genética biomolecular, que trabalha as ligações entre as bases nitrogenadas para montar a molécula de DNA/RNA, formando as proteínas. O outro jogo chama-se “Descontágio”, que aborda de forma dinâmica e divertida as zoonoses de importância para as diferentes regiões do território brasileiro, possibilitando o aprendizado dos alunos por meio de uma inovadora estratégia de ensino desse conteúdo.

Para Karine a experiência de criar algo novo para o ensino das ciências foi algo muito gratificante, cujos resultados alcançados “só foram possíveis porque cada integrante do grupo contribuiu com seus conhecimentos e experiências (muitas da Iniciação Científica) para que fosse construído um bom projeto enquanto grupo”. A aluna também destacou positivamente as trocas culturais entre pessoas de todas as regiões do país, o que lhe permitiu ter uma perspectiva mais ampla da produção de Ciência & Tecnologia em âmbito dos Institutos Federais.

E o reconhecimento da Karine não termina por aí. Em outubro ela participará da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, também realizada em Brasília, com o objetivo de apresentar o resultado do Desafio de Projetos “Meninas na Ciência”, testando os protótipos desenvolvidos com os participantes do evento.

O IFFar – Campus Panambi orgulha-se em apoiar e fomentar a participação de seu corpo discente em projetos de ensino, pesquisa e extensão, colaborando para a formação integral de seus alunos – como pesquisadores e como cidadãos.

Conheça o site e faça o download dos jogos

O “DNA Connect” e “Descontágio” estão disponíveis para download e podem ser usados por docentes do Ensino Médio. Todos os jogos podem ser elaborados com materiais de fácil acesso e baixo custo.