Página inicial > Panambi > Artigos publicados em eventos internacionais difundem a produção científica de docente do Campus Panambi
Notícias Panambi

Publicado em Quarta, 06 de Julho de 2016, 16h42 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Os estudos desenvolvidos pelo professor Adriano Arriel Saquet durante seu doutoramento no Instituto Superior de Agronomia, da Universidade de Lisboa, em Portugal, têm levado o nome do Instituto Federal Farroupilha a ser conhecido em outros países, reforçando um dos objetivos da instituição que é a internacionalização.

Professor do eixo de Recursos Naturais, área específica da Ciência e Tecnologia de Alimentos – Tecnologia Pós-Colheita de Frutas e Hortaliças - do Campus Panambi, Saquet está pesquisando sobre a conservação da pera Rocha, a qual tem origem em Portugal, mas que já vem sendo intensivamente cultivada em Santa Cataria e no Rio Grande do Sul. Esta variedade de pera tem excelente qualidade no que diz respeito ao sabor e aroma, no entanto, apresenta dificuldades de conservação em câmaras frigoríficas.

O professor Saquet dedica-se à pesquisa nesta área há mais de 20 anos, tendo desenvolvido trabalhos no Brasil e vários países europeus. Aprofundou conhecimentos com a conservação em atmosfera controlada, sistema este que permite a conservação de maçãs e peras frescas por mais de 9 meses, permanecendo aptas para comercialização e consumo após este longo período de armazenamento.

Resultados preliminares de sua pesquisa foram publicados em três artigos, sendo dois deles em um evento sobre Refrigeração de Frutas e Hortaliças, ocorrido em maio desse ano em Coimbra, Portugal e outro em um evento sobre Pós-Colheita de Frutas e Hortaliças, ocorrido em junho desse ano em Cartagena, Espanha. Os referidos eventos são referência internacional na área da refrigeração e conservação de frutas, hortaliças, flores e demais produtos hortícolas. Todos os textos podem ser acessados em anexo e também no Research Gate do professor Saquet.

Em novembro próximo será apresentado e publicado mais um artigo científico internacional em que serão abordadas as condições adequadas para conservação da pera Rocha e que podem ser usadas em qualquer local de produção do mundo, necessitando apenas pequenas adequações de acordo com o local de produção da fruta em questão.

Anexos: