Página inicial > Panambi > Docente do IFFar participa de live sobre os 200 anos de Cruz Alta
Notícias Panambi

Docente do IFFar participa de live sobre os 200 anos de Cruz Alta

Publicado em Sexta, 18 de Junho de 2021, 09h31 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Município vizinho a Panambi, Cruz Alta completa 200 anos no dia 18 de agosto. Para assinalar a data, várias atividades vem sendo desenvolvidas pela administração municipal. Uma delas ocorrerá na sexta-feira, 18/06, e trata-se de uma live intitulada "Os Corredores da Intendência: o Paço Municipal abre suas portas", uma produção da Coordenadoria de Cultura, Turismo, Artes e Eventos da Prefeitura de Cruz Alta, com direção do Produtor Cultural Cléber Lorenzoni e produzida pela Foccus Comunicações.

A professora Josiane Pillar Hinning, Coordenadora do Curso Técnico em Edificações – Proeja – do IFFar Campus Panambi, participará do evento, que pode ser acessado a partir das 20h, no canal do Youtube da Prefeitura de Cruz Alta - www.facebook.com/prefeituradecruzalta.

A edificação do Palácio da Intendência é um bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE/RS) e foi objeto de estudo no Mestrado em Patrimônio Cultural, realizado pela professora Josiane Pillar Hinning, orientado pela Prof. Dra. Denise de Sousa Saad, da UFSM. Destaca-se que a dissertação da professora contribuiu com informações acerca do Palácio da Intendência, sua história e arquitetura. Mas a relação de Josiane com essa obra vem de tempos anteriores. Nos anos em que ela atuou como arquiteta e urbanista na Prefeitura de Cruz Alta, foi responsável pelo projeto para o restauro e pintura da edificação, juntamente com a arquiteta e urbanista Bárbara Vieira Nogueira, hoje Secretária de Obras de Cruz Alta. Agora, a intenção da Prefeitura é executar o projeto para as comemorações do Bicentenário da Cidade.

Sobre essa valorização do patrimônio da cidade, Josiane pontua: “O Palácio da Intendência é um rico exemplar de arquitetura positivista, que precisa ser valorizado. As iniciativas das diretrizes da dissertação já começaram a ser implementadas. Na live também serão destacadas outras identidades e memórias da cidade, bem como as informações sobre a concepção original da edificação e sua importância, uma joia da arquitetura eclética pela arte de Theodor Alexander Josef Wiederspahn. O acervo da vida e obra do arquiteto encontra-se no Espaço de Documentação e Memória Cultural (DELFOS) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Theo é responsável por inúmeras obras, com destaque para o antigo Hotel Majestic, atual Casa de Cultura Mário Quintana; Edifício para o Sr. Ely, atual lojas Tumelero; Faculdade de Medicina da UFRGS; Cervejaria Irmãos Bopp, atual Shopping Total. Theo foi um dos mais importantes arquitetos da história do Rio Grande do Sul na primeira metade do século XX”.

A professora Josiane segue desenvolvendo seus trabalhos em educação patrimonial, tanto em Panambi quanto em Cruz Alta. Ela já participou de outras produções culturais da Cidade de Cruz Alta, como o Programa Conhecendo Museus, disponível em: http://www.conhecendomuseus.com.br/museus/museu-erico-verissimo/ e https://www.youtube.com/watch?v=Bqzw6Ozo6EM

A exemplo da cartilha de Educação Patrimonial “Panambi para Colorir”, em a professora lançará a versão para o município de Cruz Alta.