Página inicial > Panambi > Lançamento do “Projeto Indicação Geográfica (IG): Käsekuchen de Panambi”
Notícias Panambi

Lançamento do “Projeto Indicação Geográfica (IG): Käsekuchen de Panambi”

Publicado em Sexta, 08 de Abril de 2022, 19h40 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

No mês de março iniciaram as atividades do "Projeto de IG: Käsekuchen de Panambi", cujo lançamento oficial foi realizado na noite de quinta-feira (7/04), no IFFar. O projeto é continuidade de um trabalho de pesquisa que já vem sendo realizado desde 2019, para levantamento de potencial para IG, caracterização e organização da cadeia produtiva do käsekuchen. A coordenação geral do projeto é do Instituto Instituto Federal de São Paulo (IFSP), em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). São apoiadores externos a Prefeitura Municipal e a Emater-RS.

O evento de lançamento foi organizado pela Associação dos Produtores de Käsekuchen de Panambi (APROKAS) e equipe do projeto de Indicação Geográfica, nas figuras de Ana Paula Agertt e Larissa Alves, servidoras do IFFar, e Emilly Lima e Marina Rossatto, bolsistas do projeto.

A coordenadora local do projeto, Ana Paula Agertt, explicou o que é uma IG, sua relevância para a cultura do município, os passos necessários para a obtenção da IG, bem como todo o plano de trabalho do projeto até o depósito junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Em seguida, o secretário Rafael Jacques explanou sobre a os benefícios que uma IG traria para toda cadeia produtiva envolvida na produção da iguaria, principalmente para as áreas de gastronomia e turismo.

Larissa Alves de Lima, professora responsável pelas pesquisas laboratoriais da matéria-prima do Kasekuchen, enfatizou o papel das análises bioquímicas e padronização do produto para obtenção do selo. Ao final do evento, Jorge Fonseca, Diretor Geral do Campus Panambi e Daniel Hinnah, Prefeito Municipal, reforçaram a relevância do selo para o município e ofereceram todo apoio necessário para o desenrolar do projeto.

Estiveram presentes no evento representantes de mercados e padarias produtoras de käsekuchen, produtores rurais fornecedores da matéria-prima do bolo, o prefeito Daniel Hinnah, os vereadores Dilceu Lima e André Klos, os secretários Rafael Jacques (Desenvolvimento) e Romário Malheiros (Saúde), Sandra Spada (EMATER-RS), Tarciana Wottrich (SMEC), Fabiano Silveira (Vigilância Sanitária), Flavio Janke (COMTUR), Rudião Wisniewski, Diretor de Pesquisa, Extensão e Produção do IFFar, e Jorge Fonseca, Diretor Geral da instituição.

Finalizando a noite, uma rodada de Käsekuchen foi ofertada aos participantes do evento, fornecida por todas as padarias participantes da associação (APROKAS).

Ainda, para acompanhar ou saber mais sobre as ações do projeto, basta seguir o Instagram da Aprokas - @kasekuchendepanambi.