Página inicial > Panambi > Prática Profissional Integrada do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Notícias Panambi

Publicado em Quinta, 20 de Outubro de 2016, 13h50 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Na terça-feira, 18/10, alunos do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (TMSI) realizaram as apresentações das Práticas Profissionais Integradas (PPIs). A turma de 1º ano realizou suas apresentações no formato de seminários, com temática central voltada para a área de atuação do profissional em Manutenção e Suporte em Informática. Dentre os trabalhos apresentados tivemos: Software e sua importância no mercado consumidor, Robótica Industrial, Levantamento de requisitos para informatização, Redes de Computadores, Manutenção de notebooks, etc.

Já as apresentações de 2º e 3º ano ocorreram no formato de Feira, diferindo somente nos temas, sendo os discentes de 2º ano responsáveis por abordar a distribuição de Sistemas Operacionais Livres com Tecnologias Assistivas e os alunos de 3º ano ficaram com a incumbência de refletir sobre a Tecnologia da Informação Verde, ou seja, aquelas tecnologias desenvolvidas a serviço da sustentabilidade. Os trabalhos do 2º ano versaram sobre tecnologias assistivas para o curso técnico em Edificações com uso de softwares para pessoas que possuem deficiência visual; Brain Motion: distribuição Linux voltada para o aperfeiçoamento das funções cerebrais; Acessibilidade no Moodle para pessoas surdas e Distribuição Linux para pessoas com deficiência visual com conjunto de programas para computação forense, dentre outros.

Os trabalhos de 3º ano propuseram o desenvolvimento de um carregador de celular com energia solar, um estudo sobre a redução do consumo de energia pela utilização de lâmpada de LED; a educação como brincadeira através de um fliperama educativo; carrinho seguidor de linha que através de sensores infravermelhos que se locomove de forma autônoma, dentre outros.

De acordo com o Coordenador do Curso, Cleber Rubert, o trabalho da PPI auxilia na aplicação dos conceitos obtido através dos conteúdos das disciplinas básicas e específicas do curso de Manutenção e Suporte em Informática, aumentado as competências e habilidades dos estudantes em relação a área de estudo, além de estimular a criatividade e o interesse para pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.