Página inicial > Panambi > IFFar realiza Projeto de Extensão “Inteligência Emocional" no Lar de Idosos TABEA
Notícias Panambi

Publicado em Terça, 07 de Junho de 2022, 10h53 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Pelo segundo ano consecutivo, o Lar de Idosos TABEA abriu suas portas para receber servidores e alunos do IFFar que desenvolvem o Projeto de Extensão “Inteligência Emocional”.

O primeiro encontro aconteceu na tarde de 01/06 e contou com a participação da direção e funcionários do Lar Tabea, além dos moradores da instituição que são atendidos pelo projeto, que tem por objetivo levar aos idosos a oportunidade de reflexão acerca da gestão de emoções e à compreensão do porquê sentimos o que sentimos.

Possibilitar aos idosos despertarem o cuidado de si, principalmente das próprias emoções e sentimentos, auxiliar na recuperação de capacidades cognitivas e emocionais dos idosos, por meio da reflexão a respeito de suas lembranças e sentimentos, desenvolver um pensar mais saudável e ainda promover a integração entre o IFFar e a comunidade externa, por meio da atividade de extensão são os pilares do projeto.

O projeto é coordenado pela servidora Camila Inês Ribeiro Cabral e segundo ela, “proporciona um encontro de gerações quando une os idosos do Lar e os discentes envolvidos nas atividades. Essa é uma oportunidade para que os jovens conheçam um pouco da história desses idosos e para que os idosos possam relembrar fatos marcantes de sua juventude, refletir sobre suas lembranças e sentimentos.”

A coordenadora de extensão e voluntária no projeto, Maria Elisa Ullmann dos Santos destaca a necessidade dos idosos compreenderem suas emoções bem como controlá-las a fim de melhorar o relacionamento entre os moradores da instituição além de melhora na auto estima. Ainda, reforça a importância do envolvimento do IFFar com a comunidade externa proporcionando a integração entre os moradores do Lar Tabea com alunos e servidores extensionistas que participam do projeto.

Estão previstos encontros quinzenais onde serão abordados diversas temáticas que possam despertar a participação de forma ativa por parte dos idosos, como jogos terapêuticos, cuidados com a beleza para elevar a estima e atividades que possibilitem a integração entre eles e os executores do projeto.