Página inicial > Panambi > Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais em pauta
Notícias Panambi

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais em pauta

Publicado em Quarta, 11 de Outubro de 2023, 10h11 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Na sexta-feira, 6/10, o Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi foi palco de debate de um tema bastante pertinente e atual: a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. A discussão foi realizada na Aula Magna do Curso de Pós-Graduação de Gestão em Tecnologia da Informação, que está em sua segunda turma.

Os protagonistas da noite foram os palestrantes Roberto Mazzilli, Diretor da DOM TI e Diretor de Relacionamento com Instituições de Ensino do Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul; e Darlan Bastos, Administrador de Banco de Dados, Bacharel em Ciências da Computação e Líder da unidade de infraestrutura da Agrandizze/Pelotas.

Durante sua fala, Mazzili abordou a relevância da economia baseada em dados, especialmente sobre os riscos que se apresentam aos dados pessoais no que tange às regulações, privacidade, riscos, sanções e penalidades legais. Ademais, orientou como as organizações podem se adequar em termos de LGPD.

Na continuidade, Darlan Bastos mencionou o desafio de implantar políticas e processos para proteção de dados no Brasil após as definições da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, considerando que o cybercrime terá um impacto mundial de 10,5 trilhões de dólares estimado para 2025, de acordo com Cybersecurity Ventures. Foram apresentados, cenários práticos de implantação de controles de acesso e manipulação de dados em ambientes corporativos, compondo uma jornada de proteção de dados na prática. Exemplos de ferramentas e “features” líderes de mercado também foram citados pelo palestrante.

O evento foi organizado pela Coordenadora do curso de Gestão em TI, Sirlei Rigodanzo, e contou com a mediação de Fernando Pertille, Coordenador Jurídico da 3 Tentos. Dentre as autoridades presentes na Aula Magna, destacamos a presença do Sr. Rodrigo Uszacki Carvalho de Freitas, representante da reitoria do IFFar; Dra. Lisiane Goettems, diretora geral substituta do Campus Panambi; Dra. Suzana Nochang, Procuradora do Município de Panambi; Sr. André Klos, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Panambi; Sr. Eduardo Lucas Sperb, Diretor Executivo da ACI de Panambi; Sra. Dienifer Aozani, supervisora da Unijuí - Campus Panambi, Sra. Patrícia Lazzarotti Garcia, Gestora Executiva do Instituto Agregar, demais diretores do IFFar Campus Panambi, além de diversos representantes de empresas de Panambi e região.

A atividade teve apoio 3 Tentos, Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul e Agrandizze. Agradecemos a participação de todos os participantes, desejando que a parceria do IFFar com a comunidade seja cada vez mais ampliada por atividades que abordem temas relevantes para o desenvolvimento local e regional.