Página inicial > Panambi > Programa IF Mais Empreendedor realiza evento de certificação dos produtores de Kässchmier
Notícias Panambi

Publicado em Sexta, 24 de Novembro de 2023, 14h53 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

No dia 22/11, foi realizado no IFFar – Campus Panambi, o evento de certificação dos produtores de kässchmier vinculados ao Programa IF Mais Empreendedor Nacional, através do projeto “Qualificação de produtores de Kässchmier de Panambi: empreendedorismo rural e preservação cultural”.Participaram do projeto 10 produtores rurais de Kässchmier, que é o produto base do bolo de queijo, que permitiu à cidade o título de “Panambi, cidade do Käsekuchen”. O Programa, desenvolvido ao longo do ano de 2023, teve por objetivo auxiliar os produtores a qualificar o processo que envolve desde a produção até a venda desse alimento típico da culinária alemã, para que consigam atender a grande demanda local, preservando a cultura e evitando o êxodo rural.

O projeto contou com a participação de 05 estudantes bolsistas do IFFar, os quais atuaram junto aos produtores atendidos pelo programa. Os estudantes participaram de uma capacitação a fim de se prepararem para prestar a consultoria aos produtores. Ainda, todos foram orientados e acompanhados pela coordenadora do projeto, Maria Elisa Ullmann dos Santos, e pela docente Maira Tolfo, professora da área de Administração.

Maria Elisa, coordenadora do projeto, destaca que “além de ter proporcionado a oportunidade de capacitação aos estudantes e produtores na área de gestão e empreendedorismo, o projeto permitiu estimular a aproximação entre o IFFar e o setor produtivo local, por meio da articulação estruturada de iniciativas relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão e inovação, contribuindo ainda para a formação acadêmica dos estudantes e melhoria das propriedades atendidas”.

Etapas e atividades do projeto

No mês de junho realizou-se um encontro presencial com os produtores para a entrega do material para controle do fluxo financeiro e tabela de inseminação das vacas leiteiras, produzido para apoio no desenvolvimento do plano de ação que os produtores iniciaram em julho.

Após, foram apresentadas as artes e logomarcas desenvolvidas pelos estudantes para cada produtor, com o objetivo de criar uma identidade para os produtos comercializados. Ainda, ao longo desse período os estudantes bolsistas prestaram assessoria sobre a divulgação dos produtos nas redes sociais, criaram um fluxograma para a criação e/ou melhoria dos perfis e páginas de cada produtor.

Na tarde de encerramento e certificação dos produtores, 22/11, foram realizadas duas palestras, proferidas pelos extensionistas da Emater de Panambi. “Manejo sustentável do pasto”, ministrada por André Ricardo Lima; e “Potencialidade da Agricultura Familiar”, ministrada por Sandra Teresa Spada. Após, realizou-se a certificação dos produtores presentes e uma confraternização, a qual contou com a presença do Diretor-Geral do IFFar – Campus Panambi, Jorge Fonseca, e equipe participante do projeto.

Assunto(s):