Página inicial > Panambi > IFFar- Campus Panambi firma parceria com a Prefeitura de Ijuí e oferta curso EJA profissionalizante integrado com o Ensino Fundamental
Notícias Panambi

Publicado em Sexta, 01 de Março de 2024, 17h09 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Uma parceria firmada ainda em 2023 entre o Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi e a Secretaria Municipal de Educação (SMED) do município de Ijuí passa a ofertar um curso de Ensino Fundamental Integrado à Formação Profissional, EJA-EPT, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos para a comunidade de Ijuí.

Na quinta-feira (29/02), realizou-se uma atividade explicativa sobre como funcionará o curso, cuja oferta será desenvolvida na Escola Municipal Fundamental Dr. Ruy Ramos, no bairro São José, para uma turma de 40 alunos.

Professores vinculados à rede municipal de educação de Ijuí são responsáveis pelos componentes da Educação Básica (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental) e o IFFar desenvolverá os componentes da parte técnica, no curso de Instalador Predial de Baixa Tensão.

Entre 2024 e 2025 acontecerão as aulas teóricas e práticas. Os estudantes que obtiverem êxito nas atividades propostas, terão duas certificações: a de conclusão do Ensino Fundamental e a de Instalador Predial de Baixa Tensão.

A Diretora de Ensino do IFFar - Campus Panambi, Lisiane Goettems, participou do momento tira-dúvidas do curso e destaca que essa iniciativa vem ao encontro da missão dos Institutos Federais, que é proporcionar o acesso à educação e à capacitação profissional a pessoas que, por diferentes motivos, ainda não concluíram a Educação Básica. Trabalhar com EJA é possibilitar que homens e mulheres elevem sua escolaridade com uma formação integral, em uma perspectiva emancipadora e humanizadora de modo que cada sujeito construa seu caminho na apropriação dos conhecimentos e crie sua própria rota para (re)inserção no mundo do trabalho.

A parceria IFFar - Campus Panambi e SMED de Ijuí representa articulação educativa e agrega esforços, garantindo acessos à sala de aula. De acordo com Lisiane, “Há uma parcela significativa da sociedade Ijuiense fora do ambiente escolar e que, ao retornar, encontra professores preparados, escola com proposta inovadora, ambiente acolhedor e ainda aulas adequadas à faixa etária, ao enfoque profissional, dialogando com o mundo do trabalho”. E, de modo muito promissor, uma pequena mostra de resultados já pode ser observado na noite da aula inaugural quando os sujeitos matriculados no primeiro ciclo nos contaram “estou aqui por indicação de minha empresa, me motivaram a buscar qualificação” e/ou “estou no lugar certo, quero aprender”.

A sociedade Ijuiense ganha com essa proposta, pois a oferta do curso responde a uma necessidade crescente em setores como construção civil e manutenção elétrica. O IFFar se fortalece, cumprindo sua meta social de investir nos arranjos produtivos locais.

Interessados em continuar os estudos, a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, podem entrar em contato com a Escola Municipal Fundamental Dr Ruy Ramos (Ijuí-RS), nos turnos da tarde e noite. A formação tem 2 anos de duração e é totalmente gratuita.

DISCIPLINAS TÉCNICAS / QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Semestre 1-2024 - 50h - Eletricidade I