Página inicial > Panambi > IFFar abre inscrições para Processo Seletivo dos Cursos Técnicos Subsequentes
Notícias Panambi

IFFar abre inscrições para Processo Seletivo dos Cursos Técnicos Subsequentes

Publicado em Terça, 10 de Setembro de 2024, 17h14 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

As inscrições para o Processo Seletivo 2025 dos Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio do IFFar vão de 10 de setembro a 23 de outubro. Os cursos, gratuitos e oferecidos nas modalidades presencial e à distância, são dirigidos a quem já terminou o ensino médio e deseja obter uma formação técnica no IFFar.

No total, são oferecidas 820 vagas em cursos técnicos presenciais e EaD. Os cursos presenciais são oferecidos nas cidades de Frederico Westphalen, Júlio de Castilhos, Panambi, Santiago, Santo Ângelo e São Vicente do Sul. Vários deles são oferecidos no turno da noite.

Os cursos à distância são oferecidos nos polos de Alegrete, Candelária, Giruá, Panambi, Santiago, Santa Rosa, São Gabriel e São Vicente do Sul. Para frequentar os Cursos Técnicos Subsequentes EaD, os candidatos devem ter disponibilidade para participar de encontros presenciais, que correspondem, no mínimo, a 20% da carga-horária dos cursos. Essas atividades presenciais são realizadas nos polos.

No Campus Panambi há vagas nos cursos técnicos em Agronegócio (EaD) e Edificações.

Inscrições

As inscrições, assim como os cursos, são 100% gratuitas e podem ser realizadas a partir das 14h do dia 10 de setembro por meio do Sistema de Inscrições do IFFar. O período de inscrições encerra no dia 23 de outubro. A seleção dos candidatos, caso haja maior número de inscritos em relação às vagas disponíveis em cada curso, é realizada através de sorteio eletrônico. Não é realizada prova para o ingresso nestes cursos.

Seleção

Para participar da seleção, os candidatos devem ter o ensino médio completo ou estar finalizando o último ano em 2024. O IFFar destina 60% das vagas a candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino fundamental em escola pública. Dentro dessa reserva, metade das vagas são destinadas a pessoas de baixa renda.

As informações completas sobre a seleção estão disponíveis no Edital nº 318/2024, que é de leitura obrigatória a todos os candidatos. No link do edital também está disponível um passo a passo para a realização das inscrições.

Datas importantes

• Período de inscrições: 10/09 a 23/10/2024
  • Publicação da lista preliminar de inscritos: 13/11/2024
  • Período para interposição de recursos: 14/11/2024
  • Publicação da lista definitiva de inscritos: 25/11/2024
  • Realização do sorteio eletrônico: 27/11/2024
  • 1ª Chamada: 29/11/2024
  • Confirmação de vaga: 29/11 a 10/12/2024
  • Início das aulas: primeiro semestre de 2025

Saiba mais

O IFFar também está com seleção aberta para Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Confira:

Confira o cronograma de todos os Processos Seletivos 2025 do IFFar neste link. Acesse a página de Ingresso do IFFar para ficar por dentro de todas as seleções.