Página inicial > Panambi > Curso de Extensão sobre astronomia cativa público presente nas aulas no Campus Panambi
Notícias Panambi

Publicado em Quarta, 02 de Março de 2016, 10h18 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Entre os dias 10 e 15 de fevereiro realizou-se o curso de extensão "O universo e seus mistérios: construindo conhecimentos a partir da astronomia", ofertado pela Coordenadora do curso de Licenciatura em Química, professora Sandra Nonenmacher, e pelos alunos do Campus Panambi do IF Farroupilha, Gustavo Pedroso de Moraes e André Zambon.

Durante os cinco dias de atividades, os 25 participantes aprenderam um pouco sobre os conceitos básicos de astronomia, tais como Sistema Solar, fases da lua, dia e noite e astros, e realizaram observações com o telescópio. Além de atividades teóricas, o grupo reproduziu um mini Sistema Solar no Campus, no qual todos os planetas foram confeccionados com tamanhos escalonados em relação ao Sol. Assim, a partir da entrada do Campus visualizamos o sol e, distribuídos ao longo da estrutura estão dos demais planetas, todos distribuídos com distâncias em escala, a partir do astro-rei.

De acordo com Julia Elisa Breunig, que atualmente estuda na escola Poncho Verde, ?O assunto não é muito falado nas escolas, então achei interessante o curso ser aberto para o público, para podermos ter essa grande oportunidade de conhecer um pouco sobre esse gigantesco Universo. Ter acesso ao telescópio e poder ver planetas, a Lua e as estrelas foi uma experiência fantástica! O tamanho de tudo isso também me chamou atenção. O Universo é algo que vai além do nosso imaginar e nos faz pensar e questionar. A professora é nota 10 e o curso também!?. Assim como a avaliação da Julia, o retorno dos demais presentes foi bastante positivo, sinalizando que em breve teremos uma nova edição do curso ? expectativa já confirmada pela coordenadora do curso.

Anexos: