Página inicial > Panambi > Bullying: brincadeira ou agressão?
Notícias Panambi

Bullying: brincadeira ou agressão?

Publicado em Segunda, 22 de Janeiro de 2018, 12h49 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

No segundo semestre de 2017, um projeto de ensino sobre bullying foi desenvolvido por integrantes do IFFar – Campus Panambi em parceria com três escolas municipais.

O projeto objetivou promover uma análise e uma reflexão a respeito de situações de violência escolar, identificando como o bullying vem se manifestando na vida dos estudantes. Além disso, compreender o que é ciberbullying e como os estudantes devem fazer um uso responsável e ético dos recursos tecnológicos foi abordado nas discussões realizadas com as turmas das escolas.

A metodologia utilizada para desenvolver o trabalho foi através oficinas de identificação e discussão sobre a temática, pesquisa de fatos do cotidiano e proposição de sugestões de ações de superação do bullying, e produção de material pelos próprios estudantes para divulgar as ações. Além disso, buscou-se trabalhar com procedimentos didáticos mais lúdicos e ativos, promovendo a ação e envolvimento dos estudantes sobre os conhecimentos trabalhados. Foram utilizadas estratégias como: contação de histórias, trechos de filmes, reportagens, jogos, discussão em grupo, entre outras.

Os encontros semanais foram realizados com as turmas e 5º, 6º e 7º anos das Escolas Princesa Isabel, Dona Leopoldina e Presidente Costa e Silva, respectivamente. Participaram das atividades um total de 70 alunos e seis professores que atuavam nas turmas nos dias e horários em que ocorriam as oficinas. O projeto foi coordenado pela professora Ana Rita Kraemer da Fontoura, e contou com o apoio do bolsista William Wolff, acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, tendo também a contribuição voluntária da psicóloga Caroline Pöttker.

De acordo com a professora Ana Rita, por meio do projeto “foi possível perceber o quanto é importante que essa temática seja trabalhada em forma de rede por toda a comunidade escolar, pois o bullying é uma problemática vivenciada cotidianamente pela maioria dos estudantes e, através de ações contínuas e coletivas pode-se chegar a uma cultura de respeito e não nas escolas, auxiliando na re/construção de relações mais éticas, solidárias e harmônicas entre os estudantes”.