Página inicial > Panambi > Atividade da Licenciatura em Química envolve alunos da rede fundamental de ensino de Panambi e Condor
Notícias Panambi

Publicado em Terça, 24 de Mai de 2016, 20h38 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Licenciandos do 7° semestre da Licenciatura em Química do Instituto Federal Farroupilha Campus Panambi realizaram uma oficina prática com alunos de 8° e 9° ano do ensino fundamental, nas dependências do Campus, na última semana. A atividade integrou a Prática Profissional Integrada (PPI) do semestre, cujo tema foi “Composição nutricional de alimentos: desenvolvimento de uma oficina para alunos de ensino fundamental”, envolvendo as disciplinas de Bioquímica, Química de Alimentos, Análise Instrumental e Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação.

A oficina contou com a presença de mais de 70 estudantes das escolas municipais Agostinha Dill (Condor) e Bom Pastor (Panambi), divididos em dois dias de atividades. O objetivo era conscientizar os estudantes sobre a importância da alimentação saudável, mostrando na prática como alimentos do tipo junk foods (salgadinho, bolacha recheada e chocolate), tão apreciados por este público, são ricos em gorduras, carboidratos e calorias vazias.

Os estudantes foram recebidos no auditório para uma conversa inicial sobre a proposta, receberam instruções sobre segurança no laboratório e participaram de um momento de descontração com música, para que se enturmassem com os licenciandos. Após, foram conduzidos para os laboratórios de química, onde foram apresentadas amostras coletadas ao longo do semestre em aulas práticas sobre a composição nutricional de alimentos.Os estudantes puderam acompanhar a execução de algumas análises práticas, ao mesmo tempo em que recebiam instruções sobre alimentação saudável e rotulagem nutricional.

Também foi encenado um teatro, mostrando a rivalidade entre o vilão salgadinho e a super-frutinha, além da entrega de folders informativos e história em quadrinhos relativos ao tema. Na sequência, foram conduzidos a uma visita nos laboratórios de física e biologia e receberam um lanche com apelo saudável, como salada de frutas e palitos salgados integrais.

Na visão dos licenciandos, a atividade foi muito proveitosa, pois ao mesmo tempo em que promoveu a prática da docência por parte dos oficineiros, despertou o interesse dos estudantes na área de ciências e em serem estudantes da nossa instituição.