Página inicial > Santo Ângelo > Alunos do curso técnico em enfermagem participam de projeto de pesquisa junto à comunidade
Notícias Santo Ângelo

Publicado em Quinta, 02 de Junho de 2016, 10h20 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

O projeto de pesquisa intitulado “PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS EM CRIANÇAS DAS ESCOLAS BÁSICA DO MUNICÍPIO DE SANTO ÂNGELO (RS): A ATUAÇÃO DOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM,”  desenvolvido  pelos alunos  do Curso Técnico em Enfermagem do IF Farroupilha-campus de Santo Ângelo e sob orientação da professora Sandra Cardoso, teve início em dezembro de 2015.  Tem como objetivos identificar os hábitos de higiene das crianças que frequentam a escola básica de Santo Ângelo, verificar as atividades educativas em saúde desenvolvida nas escolas e por fim realizar atividades lúdicas educativas com os alunos enfocando a promoção da saúde e prevenção de doenças. Em um primeiro momento foi levantado dados junto aos professores, após o projeto ser aceito pela Secretaria Municipal de Educação, sobre os hábitos de higiene das crianças em suas escolas com o intuito de fazer promoção de saúde através do lúdico. A promoção da saúde consiste em políticas, planos e programas de saúde pública com ações voltadas em evitar que as pessoas se exponham a fatores condicionantes e determinantes de doenças.

Depois de realizada a coleta de dados, deu-se o início das atividades lúdicas voltadas para a saúde. Iniciamos na escola Municipal Gildo Castelarim. Os alunos bolsistas Denise Brückmann,  Michelle Aparecida do Nascimento e alunos voluntários Lucas Gabriel  Almeida Ramos, , Brígida Ferreira Konrad e Karina Moraes Rodrigues do Curso Técnico em Enfermagem, apresentaram um teatro fazendo alusão sobre a importância da higiene corporal, bucal, e evitar escabiose e pediculose. Houve um grande entrosamento por parte dos alunos. No final foi sorteado um kit entre os alunos contendo produtos de higiene. Também foram distribuídas receitas caseiras para evitar piolhos e lêndeas. O projeto está sendo desenvolvido nas demais escolas do município durante o semestre.

Em maio, a equipe do SAMU de Santo Ângelo se fez presente no IF Farroupilha, campus de Santo Ângelo. Desenvolveu capacitação junto aos estudantes do 3º semestre do Curso Técnico em Enfermagem, na disciplina de Primeiros Socorros. Foram realizadas várias práticas de socorros urgentes, como transporte de acidentados e massagem cardiorrespiratória.

Os estudantes do Curso Técnico em Enfermagem do IF Farroupilha, campus Santo Ângelo, realizaram ações de prevenção e promoção na FEAAGRE, nos dias 25, 26, 27 e 28 de maio, sob a orientação da professora Sandra Cardoso. A educação em saúde deve promover ações para resolver e modificar situações-problema que causam doenças. A educação é chave mestre para o desenvolvimento do indivíduo e contribui para sua auto formação, ensinando-o a assumir sua condição humana, a viver e a como se tornar cidadão (MORIN, 2002). Os alunos realizaram a aferição da pressão arterial e orientaram as pessoas sobre hipertensão arterial, como preveni-la e como mantê-la sobre controle.  Segundo o Ministério da Saúde, a  Hipertensão Arterial Sistêmica é a mais frequente das doenças cardiovasculares. É também o principal fator de risco para as complicações mais comuns como acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio, além da doença renal crônica terminal. Modificações de estilo de vida são de fundamental importância no processo terapêutico e na prevenção da hipertensão. Alimentação adequada, sobretudo quanto ao consumo de sal, controle do peso, prática de atividade física, tabagismo e uso excessivo de álcool são fatores de risco que devem ser adequadamente abordados e controlados, sem o que, mesmo doses progressivas de medicamentos não resultarão alcançar os níveis recomendados de pressão arterial. do Nesse sentido, a educação pode promover mudanças no ser humano, no sentido de fazê-lo entender sua realidade e de tomar decisões isoladas ou em conjunto com outros para resolver ou modificar situações e, assim, melhor organizar sua vida ou suas ações e avaliá-las de forma crítica (SANTOS, 2006).

Dia 31/05/16 os estudantes do Curso Técnico em Enfermagem do IF Farroupilha, campus Santo Ângelo, participaram de uma reunião do Conselho de Saúde de Santo Ângelo. Essa atividade faz parte da disciplina Saúde Coletiva I, e teve o objetivo de proporcionar aos alunos uma vivência de como acontece a dinâmica da formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde no município, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. Segundo o Ministério da Saúde, os Conselhos de Saúde são órgãos colegiados, deliberativos e permanentes do Sistema Único de Saúde (SUS) em cada esfera de governo. Faz parte da estrutura das secretarias de saúde dos municípios, dos estados e do governo federal. Fomos gentilmente recebidos pelo presidente do conselho, Sr Jerônimo Riechel.