Página inicial > Santo Ângelo > As fases da borboleta encantam crianças de Escola Municipal
Notícias Santo Ângelo

As fases da borboleta encantam crianças de Escola Municipal

Publicado em Quinta, 04 de Abril de 2019, 14h11 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Ainda como atividade do projeto de extensão: “Espaço de ensino aprendizagem: sementes do viver e aprender” cadastrado no ano de 2018 e coordenado pelo TAE Ivan Jacson Preuss, os alunos do maternal 2 da Escola Municipal Theodomiro Luciano de Souza, puderam acompanhar as mudanças de fase da borboleta da couve.

Utilizando-se de uma caixa de madeira revestida de tela de mosquiteiro, colocou-se um pote com galhos de couve, aonde havia ovos da borboleta, após alguns dias estes viraram lagartas, que consumiram as folhas e posterior atingiu a fase de pupa, mais alguns dias e apareceram lindas borboletas.
Ao longo de este processo, foi repassado aos alunos, os cuidados que eram obrigação deles e o que estava acontecendo, utilizando a lupa de aumento observavam atentamente todos os dias o que estava acontecendo, e a expectativa pela aparição da borboleta. Essa dinâmica contribui para interação das crianças com a natureza, com a vida dos animais, para o cuidado e a necessidade de água, alimento, e seu respectivo tempo para se desenvolver.

A atividade foi encerrada com os alunos soltando as borboletas na natureza, e em sala de aula fizeram desenhos para ilustrar as fases da borboleta.

Texto: Ivan Jacson Preuss

Imagens: Kelle Friederich