Página inicial > Santo Ângelo > IFFar Santo Ângelo aprova mais de 60 estudantes nas Universidades e Institutos Federais do estado em 2020
Notícias Santo Ângelo

Publicado em Segunda, 10 de Fevereiro de 2020, 16h29 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

O Campus do Instituto Federal Farroupilha de Santo Ângelo aprovou mais de 50 estudantes em Universidades públicas e privadas e Institutos Federais da região e do Rio Grande do Sul em 2020. Os alunos são egressos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Manutenção e Suporte em Informática, em Agricultura e em Estética (PROEJA). Além destes, egressos dos anos 2017 e 2018 também foram aprovados.

Nas universidades e faculdades privadas em Santo Ângelo e região, os alunos foram aprovados na URI, CNEC, Fasa, Unijuí e Setrem para os cursos de Ciências da Computação, Educação Física, Odontologia, Direito, Arquitetura e Urbanismo, entre outros. Nas federais os estudantes cursarão, entre outros cursos, Ciências Biológicas, Tecnologia em Gestão do Agronegócio, Agronomia, Tecnologia em Estética e Cosmética, Direito, Engenharia Civil e Medicina Veterinária na UFSM, UFFS, Unipampa, FURG, UFPEL, IFSul e IFFar. Uma aluna também foi aprovada para cursar Medicina na Universidade Nacional de Rosario (UNR) na Argentina. Abaixo segue a lista com o nome dos alunos aprovados.

O egresso do Curso de Manutenção e Suporte em Informática e aprovado para cursar Engenharia de Computação na UFPEL, João Arthur da Rosa diz que sempre gostou da área de informática e sabia qual formação gostaria de ter, por isso procurou o curso técnico integrado no IFFar.

Antes de começar, eu achava que o ensino médio seria aquele conteúdo massivo em exatas, aulas de manhã e técnico de tarde. Porém, no IF, eu me surpreendi. O curso técnico ocorre junto com o ensino médio e todas as matérias se integram. No IF nós aprendemos muito mais do que conteúdos em livros e slides, nós aprendemos cidadania, aprendemos a gostar de todas as áreas do conhecimento e, mais importante, aprendemos a aprender. Esta preparação para o mundo que o Instituto Federal proporciona para os alunos não tem preço (não tem mesmo, é de graça). Hoje eu estou matriculado no curso de Engenharia de Computação na Universidade Federal de Pelotas, passei em todos os vestibulares que fiz e vou entrar para a faculdade já sabendo fazer relatórios, apresentar trabalhos, me comunicar com as pessoas e já com currículo de curso técnico e participação em eventos na área da tecnologia. Estudar no IF mudou por completo a minha visão de mundo, relatou João Arthur.

Emilli Santos, também egressa do curso de Manutenção e Suporte em Informática, que soma três aprovações, entre elas a que começa a cursar em Engenharia Cívil na FURG, relatou que a opção por cursar o ensino médio no IFFar foi um divisor de água na sua formação.

De cara me apaixonei pela Instituição e a escolhi para cursar meu ensino médio. Durante todo o curso eu desenvolvi habilidades e um conhecimento de alto nível, tanto pessoal como profissional e acadêmico. Estudando lá, com os professores de alta qualidade e muito bem especializados, conquistei vaga em 4 faculdades, sendo elas 2 federais e 2 particulares (uma delas com bolsa 100%). Permanecer nesta família de Federais me traz muito orgulho e satisfação! Além de tudo, matérias que eu cursei no meu ensino médio no IFFar, no curso de Manutenção e Suporte em Informática me ajudarão muito na engenharia, pois são utilizadas nesta graduação. Só sinto gratidão por todo o acolhimento e o ensino da instituição, foi essencial para toda minha formação.

Rafaela Rorato, egressa do curso de Agricultura e aprovada em 3º lugar para cursar Medicina Veterinária na UFSM em Santa Maria, diz que passar na UFSM e cursar Medicina Veterinária sempre foi o objetivo da sua vida.

No terceiro ano de IFFar, o último ano, nós pudemos receber da instituição uma das coisas mais incríveis e que com certeza contribuiu muito para que eu confirmasse o que eu já sabia. A viagem para o Descubra UFSM, foi a gota d'água, e conversando com os veteranos da MedVet, pude saber que era realmente aquilo que eu queria poder fazer durante o resto da minha vida. Sem dúvidas, os 3 anos em que pude estar no IFFar foram essenciais para a minha vida e acredito que outras muitas aprovações nas federais. Serei eternamente grata pelo esforço dos professores das áreas básicas, por sempre estarem dispostos a ensinar os alunos, a nos ajudar na preparação para o ENEM, mesmo que tenhamos uma carga horária menor, em função das matérias técnicas. O IFFar foi um divisor de águas na minha vida, graças a essa instituição, eu me tornei alguém muito mais cidadã, alguém que pensa mais, discute mais, pesquisa e tem sempre a curiosidade sobre o mundo ao lado. Vocês, que fazem parte do IFFar, não me deram apenas um ensino de muita qualidade, mas também me tornaram mais humana, mais preocupada com o mundo a minha volta, e com as pessoas. Me inspiraram a querer mudar o mundo, um pouquinho a cada dia.

Alguns estudantes ainda estão na expectativa de aumentar esta lista conforme suplentes forem sendo chamados.

A equipe do Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Ângelo está muito orgulhosa e parabeniza todos os aprovados pelo resultado. Desejamos muito sucesso na nova caminhada dos estudantes!

Lista dos estudantes aprovados:

Alessandra Pedroso de Lima: Odontologia (CNEC)

Alexandre Forgiarini: Agronomia (URI)

Amanda Giaretta: Ciência da Computação (URI)

Ana Laura Martins: Ciências Biológicas (UFFS)

Ana Maria Delam: Tecnologia em Estética e Cosmética (IFFar Santo Ângelo)

Augusto Manica: Agronomia (UFSM/FW, 1º lugar); Agronomia (URI); Odontologia (CNEC)

Bernardo Patat: Direito (UNIPAMPA); Direito (URI); Direito (Unijuí)

Breno Colovini: Educação Física (URI)

Bruno Martins: Agronomia (URI); Agronomia (Fasa)

Cleiton Nowaczyk: Engenharia Ambiental e Sanitária (UFFS, 8° lugar); Engenharia Ambiental e Sanitária (Fasa)

Edur Frederich: Agronomia (URI)