Página inicial > Santo Ângelo > IFFar divulga Plano de Contingência do Novo Coronavírus - Covid 19
Notícias Santo Ângelo

IFFar divulga Plano de Contingência do Novo Coronavírus - Covid 19

Publicado em Quinta, 02 de Julho de 2020, 20h02 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

O Plano de Contingência para a Prevenção, Monitoramento e Controle do Novo Coronavírus - Covid 19 do IFFar manifesta os esforços institucionais com a saúde e a segurança da comunidade acadêmica para o retorno às atividades presenciais. O documento traz recomendações relativas à readaptação dos espaços, à reorganização do planejamento pedagógico e à programação de ações coletivas e individuais de cuidados com a saúde.

Anexos:

Noticia Plano de contigencia

O documento exibe as necessidades de adaptação de diversos espaços educativos e laborais e de investimento nas ações coletivas e individuais de educação em saúde, atitudes comportamentais que devem ser seguidas por toda a comunidade acadêmica para a prevenção do contágio pelo novo coronavírus. Além disso, o Plano contribui para a reorganização do planejamento pedagógico das ações de ensino, pesquisa e extensão com relação à saúde e à segurança da comunidade acadêmica.

Segundo o documento, "as recomendações refletem as mais recentes evidências científicas relacionadas à mitigação da transmissão do novo coronavírus no ambiente escolar e estão de acordo com o preconizado pelas autoridades internacionais e nacionais de saúde, bem como em conformidade com as estratégias de enfrentamento da pandemia no estado do Rio Grande do Sul". Diante do avanço das pesquisas, é recomendado que o Plano seja readaptado à medida que novas evidências surjam no decorrer de sua execução. Além disso, a aplicabilidade das recomendações deve ser analisada ao compasso das mudanças do cenário de transmissão de Covid-19 e adaptada às especificidades do contexto local de cada unidade.

A demanda pelo Plano de Contingência foi manifestada durante a 7ª Reunião do Comitê Institucional de Emergência (CIE) do IFFar, instituído em resposta à crise causada pelo novo coronavírus. Dessa forma, foi criado um Grupo de Trabalho de caráter técnico e participativo (Portaria Nº 0424, de 17 de abril de 2020), composto por servidores da área da saúde de diversas unidades do IFFar, com os objetivos de analisar os recursos existentes, planejar os insumos quantitativos necessários e sua aquisição e constituir um plano para o enfrentamento da pandemia para todas as unidades institucionais.

Acesse o Plano de Contingência para a Prevenção, Monitoramento e Controle do Novo Coronavírus – Covid-19 do IFFar em anexo. A versão diagramada do documento será divulgada em breve.