Página inicial > Santo Ângelo > Mesa de abertura do 39º SEURS destaca extensão como elo entre IES e comunidade
Notícias Santo Ângelo

Mesa de abertura do 39º SEURS destaca extensão como elo entre IES e comunidade

Publicado em Quinta, 16 de Setembro de 2021, 23h15 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Seminário de extensão universitária conta com mais de 1.500 inscritos e 333 apresentações de trabalhos. Evento é realizado de forma virtual.

noticiaseurs.jpg

Na manhã desta quinta-feira (16) foi realizada a abertura oficial da 39ª edição do Seminário de Extensão da Região Sul (SEURS), organizado em conjunto pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O evento reúne 27 instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina e vai até sexta-feira (17). A programação foi transmitida ao vivo pelo canal do SEURS no YouTube

Participaram da mesa de abertura representantes das instituições organizadoras e de movimentos representativos da extensão universitária no país.

A pró-reitora de extensão do IFFar, Angela Marinho, destacou a extensão como o elo entre as IES e a comunidade externa capaz de gerar impactos sociais significativos. De acordo com a professora, extensão é emancipação e se alia à educação integral. E, por isso, relembrou a importância da inserção das práticas extensionistas no currículo universitário – tema que é um dos fundamentos do 39º SEURS. “A curricularização da extensão é o espaço para essa democratização do conhecimento. Sabemos que é uma cultura ainda em construção, mas que deve deixar de ser um apêndice da formação para ter um impacto na vida de nossos egressos e dos nossos estudantes em processo formativo”, afirmou Angela.

A pró-reitora lembrou que a primeira experiência extensionista no Brasil foi realizada em 1962 por Paulo Freire, patrono da educação brasileira que é homenageado pelo evento em razão de seu centenário (1921-2021).

A reitora do IFFar, Nídia Heringer, enfatizou um dos fundamentos que, segundo ela, articula todos os elementos do seminário: a educação como bem público, direito de todos e de todas. De acordo com a professora, a premissa abarca a proposta das universidades e institutos federais: instituições públicas compromissadas com a ciência, com a inclusão e com a diversidade. “Somos espaços de oportunidades individuais para milhares de brasileiros. Somos promotoras de difusão de conhecimento. Somos instituições públicas ativas nas ações que induzem e fazem desenvolvimento humano e territorial em diferentes áreas e envolvendo diferentes protagonistas”.

Nídia mencionou, ainda, a importância do fortalecimento da educação pública no Brasil, da atenção ao Plano Nacional de Educação (PNE) e da existência de políticas educacionais para um país livre, democrático e desenvolvido.

O reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, destacou a parceria entre as duas instituições promotoras desta 39º edição do SEURS. Além da proximidade física (pelo fato de a reitoria do IFFar e a UFSM estarem na mesma cidade, Santa Maria), o professor enfatizou a concepção compartilhada entre Universidades e Institutos Federais da extensão como a principal interface com a comunidade. “É o principal espaço de escuta da comunidade para que nós possamos, com as nossas ações, não fazermos intervenção, fazermos atuação. Ações conjuntas que possam levar cada vez mais e melhor o cumprimento das nossas atribuições”.

Participaram também da abertura Fabiana Regina Veloso, coordenadora da regional Sul do Fórum de Pró-Reitores de Extensão (FORPROEX Sul); Olgamir Amâncio, presidenta do FORPROEX Nacional; e Flavi Lisboa Filho, pró-reitor de Extensão da UFSM.

Na sequência, foi realizada a primeira mesa-redonda do 39º SEURS, “Geoparques e desenvolvimento territorial e humano”, com os professores Patricio Mello (URCA), José Luís Palácio Prieto (UNAM, México) e André Borba (UFSM). A mediação ficou a cargo do pró-reitor de extensão Flavi Lisboa Filho (UFSM).

A gravação está disponível neste link.

A programação do segundo dia do seminário segue à tarde. Confira os próximos eventos:

16/09/21

14:00 - 16:00 - Mesa-redonda: Economia criativa e produção cultural - com Nicole Faccuri (Ministério do Turismo), Tiago Martins (Unipampa), Flávia Cruvinel (UFG) e Flávia Gross (SEBRAE/RS). Mediação: Vera Vianna (UFSM)

16:00 - 18:00 - Apresentações de trabalhos

17/09/21

08:00 - 10:00 - Apresentação de Trabalhos

10:00 - 12:00 - Mesa-redonda: Curricularização da extensão e impacto social - com Sandra de Deus (UFRGS), Thomé de Pádua (IFSC) e Etevaldo Almeida (UERN). Mediação: Marlova Giuliani Garcia (IFFar)

14:00 - 18:00 - Apresentação de Trabalhos

14:00 - 18:00 - Reuniões técnicas: a) Forproex Sul b) Forcult Sul c) Editores de Revistas Científicas

19:00 - 21:00 - Mesa-redonda de encerramento do 39º SEURS: Estado, Políticas Públicas e Extensão - com Olgamir Amancia Ferreira (UnB), Daniel Panssarelli (UFABC) e Renato Tannure Rotta de Almeida (IFES). Mediação: Angela Maria Andrade Marinho (IFFar)