Página inicial > Santo Ângelo > Experiência da Carijada é Socializada em Seminário da Embrapa/Pelotas
Notícias Santo Ângelo

Experiência da Carijada é Socializada em Seminário da Embrapa/Pelotas

Publicado em Terça, 27 de Setembro de 2016, 13h34 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Nos dias 23 e 24 de setembro, os professores Amarilio Iop Mello e Maria Aparecida Lucca Paranhos participam do VI Seminário Agrobiodiversidade e Segurança Alimentar, a convite da EMBRAPA Clima Temperado, de Pelotas/RS, socializando a experiência da Carijada e projetos de pesquisa e extensão do campus envolvendo a erva-mate.

O evento discutiu o desafio da produção de alimentos, do combate à fome e pobreza do mundo sem prejuízos à agrobiodiversidade. Foram socializadas pesquisas acadêmicas e experiências práticas coma agricultura familiar que fortalecem a ideia de que é possível a produção de alimentos saudáveis, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social. Estavam presentes no evento, além de agricultores, estudantes e pesquisadores, de diversas instituições que fazem de seu trabalho acadêmico um instrumento de empoderamento popular das pessoas que desenvolvem a agricultura familiar com base ecológica.

Pontos fortes do evento foi o reconhecimento da figura dos guardiões de sementes que desempenham papel fundamental na preservação da agrobiodiversidade e a socialização de experiências educacionais na área.

Os altos índices de contaminação ambiental e inúmeras doenças provenientes do uso deliberado de agroquímicos para a produção agrícola, paralelamente com as perdas biogenéticas e alterações climáticas são um alerta para que se desenvolvam boas práticas para o manejo e colheita sustentáveis. Segundo os organizadores, trata-se de um evento repleto de simbolismo pelo congregamento entre o saber científico e o saber popular, com preocupação com a sustentabilidade, a valorização dos patrimônios imateriais como a cultura do saber fazer dos camponeses.