Página inicial > Santo Ângelo > IFFar campus Santo Ângelo participa de reunião pública organizada pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa
Notícias Santo Ângelo

Publicado em Quarta, 19 de Janeiro de 2022, 17h43 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Na manhã do dia 18 de janeiro de 2022, no auditório do Centro Municipal de Cultura de Santo Ângelo, realizou-se importante reunião pública com organização da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, juntamente com os governos municipais e câmaras de vereadores de Santo Ângelo e Entre-Ijuís e 14ª Superintendência Regional do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER). Na reunião foram tratadas questões referentes a ponte sobre o Rio Ijuí, trevo no entroncamento do acesso ao Distrito da Buriti com a Perimetral Norte na ERS 344 e o acesso ao Instituto Federal Farroupilha (IFFar) na ERS-218.

O Diretor Geral do Campus, Adilson Stamberg, esteve presente na reunião e manifestou apoio nas pautas discutidas, especificamente, com a necessidade de ações efetivas visando maior segurança no trânsito nos trechos citados das rodovias estaduais, pois mesmo no trevo da Buriti na ERS 344, grande parte de estudantes e servidores se deslocam de municípios da região e acessam o referido local, trafegando via perimetral norte em direção ao Campus do IFFar.

Com relação a reivindicação antiga de trevo de acesso ao Campus do IFFar, no Km 05 da ERS 218, segundo o Superintendente do DAER, a análise técnica realizada aponta que no local de acesso ao Campus não existe visibilidade suficiente para a instalação de um trevo. No entanto, a proposta é da realização de um estudo que indique uma alternativa, podendo ser a abertura de uma via paralela a rodovia para a instalação do trevo em outro ponto. Como medida de urgência para dar mais segurança, o encaminhamento dado é a da colocação de quebra-molas, nos dois sentidos da rodovia, cuja autorização terá que ser solicitada pela Prefeitura Municipal junto ao DAER. Outra possibilidade discutida, é a colocação de barreiras móveis, definida como medida necessária e rápida para dar maior segurança no trânsito, semelhante ao que foi instalado no trevo de acesso ao Parque da Fenamilho.

Lembramos que uma ação de melhoria no acesso ao Campus visando maior segurança, foi realizada em fevereiro de 2020, com a execução de instalação de redutores de velocidade junto a ERS 218 no acesso ao Campus (posteriormente destruídos) com sinalização de placas de identificação nos dois sentidos, viabilizado em parceria entre o Campus Santo Ângelo, a Prefeitura Municipal e a Superintendência do DAER de Santa Rosa.

Texto: Direção Geral

Foto:  Viviane Pinto Zineli Veloso e Fernando Gomes.