Página inicial > Santo Ângelo > Promoção da saúde da mulher por meio de atividades educativas: outubro rosa no IFFAR
Notícias Santo Ângelo

Publicado em Quinta, 10 de Novembro de 2016, 14h21 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Durante o mês de outubro de 2016 foram desenvolvidas pelos alunos do 4º semestre do curso Técnico em Enfermagem diversas atividades de promoção à saúde da mulher, com foco na prevenção e na identificação precoce do câncer de mama e de colo uterino. Essas atividades contemplam ações realizadas internacionalmente, conhecidas como Outubro Rosa, que configura em uma campanha para sensibilização da população sobre o assunto.

A primeira atividade foi realizada no dia 10 de outubro com a presença da palestrante Maura Camylla de Campos Pereira, que discorreu sobre a prevenção do câncer de mama. Na data a convidada relatou sua trajetória com a doença e como os profissionais da enfermagem e da estética podem auxiliar as mulheres acometidas pelo câncer.

No dia 17 de outubro, um grupo de alunas desenvolveu um folder contendo informações relativas ao câncer de mama e o autoexame, além do câncer de colo uterino. Esse material foi distribuído no intervalo das aulas, juntamente com o laço rosa, que representa a campanha Outubro Rosa. Por fim, dia 24 de outubro os alunos propiciaram uma reflexão acerca do tema, no intervalo das aulas no hall de entrada, a partir da utilização de imagens e relatos de mulheres que já vivenciaram o câncer.

Assim, essas atividades promovem a interação entre os estudantes da instituição, bem como a capacitação dos próprios alunos do curso Técnico em Enfermagem para a realização de educação em saúde.

Profa Andressa Peripolli Rodrigues - Docente do Curso Técnico em Enfermagem do IFFar – Campus Santo Ângelo