Página inicial > Santo Ângelo > Ação de Extensão: Desenvolvimento de um WebSite para a Aldeia Alvorecer (Tekoa Koenjú)
Notícias Santo Ângelo

Publicado em Quarta, 16 de Novembro de 2016, 14h15 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior
No dia 6 de novembro os alunos do curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Leandro Polanczyk e Ricardo Klassmann, juntamente com a professora Marta Breunig Loose, visitaram a Aldeia Alvorecer. Na ocasião, o Projeto de Extensão que visa desenvolver um WebSite para a aldeia foi apresentado ao cacique e vice-cacique, que aprovaram a ideia e firmaram um termo de colaboração.
A Aldeia Alvorecer - que em guarani é Tekoa Koenjú - está situada a 25 quilômetros do Sítio Arqueológico do município de São Miguel das Missões/RS e é composta por aproximadamente 200 indígenas. Atualmente a aldeia não possui um website próprio e gerenciável para divulgar sua cultura e costumes, sendo que as redes sociais e canais de vídeos são os meios utilizados para esse fim. Dessa forma, o objetivo o projeto é aproximar a população, com informações relevantes do povo Guarani da região das Missões, bem como incluir os integrantes da aldeia no mundo digital, possibilitando o acesso às novas tecnologias.
Os acadêmicos estão desenvolvendo o WebSite a partir dos conhecimentos adquiridos no curso. A primeira versão da página está disponível em http://aldeia.dreamhosters.com. As próximas atividades do projeto incluem a coleta de dados, modelagem do banco de dados e o desenvolvimento das funcionalidades. Para o ano de 2017 o projeto terá continuidade com a implementação da área administrativa do website, onde os membros da aldeia poderão cadastrar e gerenciar notícias, fotos, vídeos e contatos.