Página inicial > Santo Ângelo > O Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Ângelo Desenvolve Inúmeros Projetos de Pesquisa
Notícias Santo Ângelo

Publicado em Segunda, 28 de Novembro de 2016, 21h23 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Educar pela Pesquisa tem sido uma estratégia inovadora assumida pelo IFFar.

A Direção de Pesquisa, Extensão e Produção (DPEP), juntamente com a Coordenação de Pesquisa e Extensão, reuniu os pesquisadores que desenvolveram projetos de pesquisa, no período de agosto de 2015 a agosto de 2016 com o objetivo de parabenizar os respectivos coordenadores pelo compromisso com a pesquisa, e pelos relevantes trabalhos realizados articulados ao ensino. Outra finalidade foi entregar os certificados aos coordenadores e de seus respectivos bolsistas, como reconhecimento de todas as ações empreendidas, em prol do desenvolvimento educacional e social.

Os servidores homenageados e seus respectivos projetos são:

TÍTULO DO PROJETO

COORDENAÇÃO

1.A formação docente em enfermagem e suas implicações com as iatrogenias: [...]

Neiva Claudete Brondani Machado

2.Resgate e preserv. do patrimônio cultural da comunidade do distrito do Sossego.

Maria Aparecida Lucca Paranhos

3.Projeto e desenvolvimento de sistemas interativos através do uso da plataforma Arduino.

Fábio Weber Albiero

4.Promoção da saúde e prevenção de doenças em crianças das escolas básica do município de Santo Ângelo (RS): a atuação dos técnicos de enfermagem.

Sandra Maria de Mello Cardoso

Todos os projetos revelam a responsabilidade do IFFar em empreender e estimular a pesquisa, a produção cultural, e o desenvolvimento científico e tecnológico, em prol do de desenvolvimento social.

Os pesquisadores que cadastraram projetos de pesquisa no ano de 2016, também participaram do encontro, e foram elogiados pelo envolvimento em ações de pesquisa, que fortalecem o processo formativo no IFFar.
Estudiosos do campo da educação, tem destacado que o ensino com pesquisa oportuniza aos estudantes a construção de uma maior autonomia e conhecimento da realidade, em prol da geração de sabedoria científica, na busca de soluções para as necessidades humanas.

Os novos projetos de pesquisa em desenvolvimento no IFFar e seus respectivos coordenadores:

TÍTULO DO PROJETO

COORDENAÇÃO

1.O ensino e a aprendizagem em matemática com o auxílio de ferramentas tecnológicas.

Andrea Pereira

2.Análise sazonal do potencial alelopático dos óleos essenciais de espécies nativas do Rio Grande do Sul.

Ângela Pawlowski

3.Avaliação do efeito citotóxico dos compostos majoritários de óleos essenciais através do sistema teste allium cepa.

Ângela Pawlowski

4.O potencial produtivo de forrageiras de inverno utilizando variáveis de adubação.

Ivan Jackson Preuss

5.TPHE: aplicativo para aulas teóricas de educação física.

Karlise Soares Nascimento

6.Perfil de saúde dos educandos do IF Farroupilha – campus santo angelo: um estudo de coorte.

Larissa Zanetti Theil

7.Ocorrência de doenças e manejo fitossanitário em tomate orgânico cultivado em ambiente protegido e a campo.

Luis Henrique Loose

8.A postura ética de unidades de saúde no que tange as exigências dos códigos de deontologia dos profissionais médicos e de enfermagem - um estudo de caso da sociedade cooperativa de trabalho médico – UNIMED missões.

Dionara Denize Cavinatto

9.Elaboração do guia do estudante do eixo de informação e comunicação – IF Farroupilha – Campus Santo Ângelo.

Fábio Weber Albiero

10.Projeto políticas públicas: a cultura como fator de desenvolvimento econômico e social

Nelcí Andreatta Kunzler

11.Projeto sinalário digital da língua brasileira de sinais – libras por área específica de ensino.

Tatiane da Silva Campos

12.Formação de professores: compromissos e estratégias institucionais do IF Farroupilha.

Eliane de Lourdes Felden

13.Dificuldades encontradas pelos gestores do SUS da 12ª Coordenadoria de Saúde do Rio Grande do Sul.

Sandra Maria de Mello Cardoso

A essência e a temática de cada projeto evidencia, que no cotidiano, o servidores do IFFar, trabalham apoiados em um processo educativo e investigativo que estimula o desenvolvimento de espírito crítico e o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo os benefícios à comunidade, às demandas sociais e peculiaridades regionais;

É o IFFar Campus Santo Ângelo, cumprindo com sua missão em promover a educação profissional, científica e tecnológica, pública, por meio do ensino, da pesquisa e extensão, com foco na formação integral do cidadão e no desenvolvimento sustentável.