Página inicial > Santo Ângelo > FOME E DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS SÃO TEMA DE DEBATE NO IFFAR SAN
Notícias Santo Ângelo

FOME E DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS SÃO TEMA DE DEBATE NO IFFAR SAN

Publicado em Sexta, 02 de Junho de 2023, 16h57 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Na manhã de quinta, 1º/6, foi desenvolvida, em parceria entre o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e o Núcleo de Gestão Ambiental (NUGEA), uma atividade com os alunos dos 1ºs e 2ºs anos dos cursos Técnicos do IFFar San, cuja temática foi: "A Fome no Brasil: Desafios e Perspectivas".

Milton Gherárdt apresentou esta discussão com um enfoque sobre a realidade na nossa região. Professor Milton é Doutor em Educação nas Ciências, Professor da Rede Pública Estadual e Coordenador da Cáritas Diocesana, por meio da qual promove ações com pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, favorecendo ferramentas para transformar suas vidas. Também participou a servidora Aline Lutte trazendo dados sobre o desperdício de alimentos no lanche/almoço e as implicações disso no orçamento da Assistência Estudantil. Ivan Preuss, Presidente do NUGEA, explicou sobre as novas lixeiras instaladas no Campus, que possibilitam que o lixo úmido seja destinado à compostagem e o lixo seco, devidamente descartado, seja destinado à reciclagem na Cooperativa Ecos do Verde.

A partir dessa abordagem interdisciplinar, debateu-se sobre o desperdício de alimentos nas refeições no campus, assim como o agendamento do lanche e o não comparecimento à aula, o que acarreta em valores que poderiam ser investidos em outras áreas, como auxílios estudantis, importantes para a permanência de muitos alunos. Espera-se com essas ações, obter o engajamento dos alunos, A proposta dos Núcleos foi trazer uma abordagem interdisciplinar sobre o tema da fome, buscando o engajamento dos alunos tanto para evitar o desperdício de alimentos, de recursos públicos e também para a destinação correta dos resíduos sólidos produzidos no campus.

Buscou-se, assim, a articular ações desses Núcleos tratando problemáticas que atingem nosso campus.

Os temas abordados foram: a fome, o desperdício de alimentos e o destino correto do lixo para que possa ser reciclado.

Colaboração: Maria Aparecida Lucca Paranhos – Docente da área de Letras

Ivan Jackson Preuss – Coordenação de Extensão e Presidente do NUGEA.