Página inicial > Santo Ângelo > Evento Marca Inauguração do Laboratório IF Maker do IFFar - Campus Santo Ângelo
Notícias Santo Ângelo

Evento Marca Inauguração do Laboratório IF Maker do IFFar - Campus Santo Ângelo

Publicado em Quinta, 13 de Julho de 2023, 08h59 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Na noite de 07 de julho de 2023, o IFFar - Campus Santo Ângelo promoveu evento de inauguração do Laboratório IF Maker, localizado no prédio conhecido como “Casarão”. O evento marcou oficialmente a abertura do espaço para realização de ações voltadas à divulgação da Cultura Maker e sua influência em projetos que promovam o Empreendedorismo, a Inovação e a Economia 4.0.

A importância da estruturação de um Laboratório Maker está no atendimento à demandas dos setores produtivos que buscam por profissionais qualificados e no desenvolvimento de conhecimentos, competências e habilidades associadas ao trabalho colaborativo, gerenciamento de projetos, utilização de ferramentas e recursos tecnológicos inovadores, criatividade, empreendedorismo, e outras que promovem o protagonismo estudantil.

Em 2022, três projetos foram submetidos e aprovados em diferentes editais de fomento, o que possibilitou o recebimento de auxílio financeiro para bolsistas e aquisição de equipamentos, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 180 mil. Os projetos contaram com o apoio e parceria de entidades e escolas de Santo Ângelo e região.

O Laboratório IF Maker do IFFar - Campus Santo Ângelo constitui em um espaço multidisciplinar, especialmente útil na formação de estudantes e professores, incubação de ideias e validação de protótipos. Possui uma variedade de equipamentos, incluindo Cortadora a Laser, Impressora 3D, Óculos de Realidade Virtual Meta Quest 2, Kits de Robótica com Arduino, Robótica com LEGO Spike, Canetas de Impressão 3D e conjuntos Lego, que auxiliam no ensino de conceitos da computação.

O Laboratório IF Maker está sob a coordenação da Professora Karlise Soares Nascimento. Os servidores do IFFar e comunidade em geral que desejarem usar o Laboratório IF Maker, necessitarão adquirir os insumos necessários aos seus projetos, tais como os filamentos para uso na impressora 3D, as placas de MDF ou acrílico para uso na cortadora laser, sempre verificando as especificações adequadas para o melhor uso dos equipamentos, e agendar o uso mediante contato prévio.

Novos projetos estão sendo incorporados ao Laboratório IF Maker, contribuindo para a sua manutenção, como o Clube de Astronomia, que neste ano se uniu ao projeto Bate Papo Astronômico, liderado por Fabrício Colvero, servidor do IFFar em Santa Maria, responsável por promover eventos de divulgação científica sobre essa temática. Juntos instalaram uma estação de monitoramento da BRAMON, para registrar os fenômenos do céu em Santo Ângelo. Na noite de 09 de julho, captou 23 meteoros e na noite de 12 de julho, um impressionante raio foi registrado. A BRAMON é a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, que integra diversos pesquisadores no território nacional.