Página inicial > Santo Ângelo > Novembro Azul no IFFar: a saúde do homem em discussão
Notícias Santo Ângelo

Novembro Azul no IFFar: a saúde do homem em discussão

Publicado em Quarta, 21 de Dezembro de 2016, 10h27 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Durante o mês de novembro de 2016 foram desenvolvidas diversas atividades de promoção à saúde do homem pelos alunos do 4º semestre do curso Técnico em Enfermagem. Essas atividades contemplam um movimento internacional criado para a conscientização do câncer da próstata conhecido como Novembro Azul, e tem como objetivo a sensibilização dos homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata.

A primeira atividade foi realizada no dia 21 de novembro com a presença das palestrantes Kelly Cristina Meller Sangoi e Deise Volz, enfermeiras que atuam na Clínica de Oncologia e Hematologia Missões, e abordaram a prevenção e a identificação precoce do câncer de próstata. Além disso, elas trouxeram informações a respeito de outros tipos de câncer, como o câncer de pele, muito incidente em nossa região. No mesmo dia, uma das alunas se caracterizou de “Antônio”, um gaúcho machista que se recusava a realizar os exames de prevenção do câncer de próstata e que, ao final da atividade, mudou de ideia e se mostrou adepto aos exames. A palestra foi realizada para os alunos do Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde.

No dia 23 de novembro, o enfermeiro Joel Bueno, funcionário do Hospital Santo Ângelo, também abordou a questão do câncer de próstata, enfocando além da prevenção, o tratamento e as repercussões da doença. Na mesma data, o grupo de alunos encenou uma consulta em que o profissional da saúde abordava a importância da prevenção e a conscientização do paciente com relação aos procedimentos a serem realizados. A palestra foi realizada para os alunos do Eixo Tecnológico Informação e Comunicação.

Por fim, no dia 28 de novembro, um grupo de alunos desenvolveu um folder contendo informações relativas ao câncer de próstata e os exames preventivos e de identificação precoce. Esse material foi distribuído no intervalo das aulas, juntamente com o laço azul, que representa a campanha. Destaca-se a relevância dessas atividades para promoção da saúde no campus, assim como a interação entre os estudantes e a capacitação dos alunos do curso Técnico em Enfermagem para a realização de educação em saúde.

Profa Andressa Peripolli Rodrigues - Docente do Curso Técnico em Enfermagem do IFFar – Campus Santo Ângelo