Página inicial > Santo Ângelo > LIVRO TORTO ARADO É TEMA DE DEBATE NO IFFARSAN
Notícias Santo Ângelo

LIVRO TORTO ARADO É TEMA DE DEBATE NO IFFARSAN

Publicado em Terça, 05 de Dezembro de 2023, 11h57 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

O texto literário não tem função utilitária, de uso prático. Mas, ao ler, os leitores atribuem à literatura funções sociais, como a reflexão sobre a realidade, afirmação de identidade, além da sensação de emoções.

Tendo em vista isso e muito mais, a promoção de leitura literária nas salas de aula do IFFar é constante. Um dos momentos de síntese e compartilhamento de ideias aconteceu na quarta, dia 29/11, acerca do livro Torto Arado. Foi uma Mesa Redonda, sobre a obra de Itamar Vieira Junior, a partir de uma proposta interdisciplinar organizada pelos professores Leandro Daronco (História), Ulisses Gonçalves (Geografia) e Maria A Lucca Paranhos (língua Portuguesa e Literatura Brasileira).

Participaram da atividade alunos das turmas ADM 32 e 22 e MSI 31. Na mesa, estiveram Ana Paula Sanches e Julia Costa (ADM) , Luís Henrique Mattiazzi e Jonas Massuquini (MSI), compartilhando as sínteses dos debates realizados em pequenos grupos ao longo das duas últimas semanas. A turma ADM 22 participou como ouvinte. Os debatedores foram os professores Leandro e Ulisses.

O livro aborda, por meio da narrativa, temas fundamentais como racismo, violência de gênero, estrutura fundiária do Brasil, sincretismo religioso, trabalho análogo à escravidão, dentre outros. E coloca a Educação como fator de constituição subjetiva e de transformação da realidade social e cultural.

O teor das discussões propostas pelos alunos, articuladas, embasadas teoricamente, estabelecendo relações com as diversas áreas do conhecimento e com informações atuais revela não só a importância da leitura literária e da socialização de impressões a partir do debate nos grupos, mas também evidencia a força da proposta dos Institutos Federais, com o Currículo Integrado. Nessa concepção, as áreas básica e técnica se entrelaçam, se complementam na formação integral dos alunos. Para além de um profissional de excelência, um cidadão com sólida formação humanista.

Nossos alunos podem exercer a função de técnicos, mas também seguir os estudos universitários, pois têm uma base forte para prestar provas de seleção, como o ENEM.