Página inicial > Santo Ângelo > Extensão: aprendizagem e solidariedade
Notícias Santo Ângelo

Extensão: aprendizagem e solidariedade

Publicado em Sexta, 14 de Junho de 2024, 11h49 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Na disciplina de Tecnologia de Alimentos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, ministrada pela profª Elaine Luiza Biacchi Vione, durante o mês de abril e maio deste ano, foi realizada a curricularização da extensão.

No IFFAR-SAN, a curricularização da extensão consiste na inclusão de atividades de extensão indissociáveis do ensino e da pesquisa, com a intenção de promover impactos na formação do discente e na transformação social. É, portanto, um processo educativo, cultural, político, social, científico e tecnológico, que promove a interação dialógica e transformadora entre as instituições e a sociedade, levando em consideração a territorialidade.

Para a implementação da curricularização da extensão, foi realizada uma visita técnica em agroindústrias na comunidade de Buriti, município de Santo Ângelo-RS. Os estudantes puderam conhecer, verificar e conversar com agricultores familiares proprietários de agroindústrias. Visitaram a agroindústria ROHDE, que tem estrutura e registro para processar panificados e conservas; a agroindústria DAFLA, de processamento de panificados, e a Agroindústria ALM carnes e embutidos.

Nessas visitas, foi possível a interação entre estudantes e os proprietários, discutindo e observando aspectos legais da constituição e implementação de agroindústrias, equipamentos e maquinários, bem como o fluxograma dos processamentos desenvolvidos pelas agroindústrias.
Houve a troca de conhecimentos entre os estudantes e os agricultores familiares, que apresentaram a possibilidade de produzir e agregar valor aos seus produtos por meio da agroindustrialização.

E, para estarem ainda mais inseridos nos processos, a agroindústria ROHDE oportunizou aos estudantes a prática de processamento das bolachas de manteiga.

Os estudantes, utilizando uniforme e equipamentos de proteção (toucas, aventais e luvas), seguindo as normas sanitárias, puderam realizar todos os procedimentos, desde a elaboração da massa, com a pesagem e mistura dos ingredientes, até a modelagem e a colocação em fornos para assar.

Quando prontas e frias, as bolachas foram adicionadas às embalagens, posteriormente pesadas e feita a selagem. Finalmente, as embalagens foram acondicionadas em caixas para transporte. Na embalagem, constam além da marca da empresa, os dados referentes aos ingredientes, a composição nutricional e a data de validade.

Foram trocados conhecimentos e aprendizados, e a prática foi realizada também com o intuito de beneficiar as famílias atingidas pelas enchentes no RS.

Nessa parceria, foram produzidos e embalados 35 Kg de bolachas de manteiga, identificadas com a embalagem da agroindústria e com mensagem do Curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio e do IFFAR - Campus Santo Ângelo, encaminhadas para doação às cozinhas solidárias na Grande Porto Alegre.

Entendemos a necessidade de unir esforços, estruturas, conhecimento, solidariedade e espírito colaborativo para superarmos as dificuldades. De acordo com os estudantes, “a experiência foi enriquecedora, proporcionando conhecimento sobre as práticas da agroindústria, a importância de seguir as normativas legais, a relevância da inovação e das boas práticas de fabricação, promovendo o desenvolvimento sustentável do setor”.