Página inicial > Santo Ângelo > Acadêmicos de Licenciatura em Computação participam de palestra sobre ensino da Computação na Educação Básica
Notícias Santo Ângelo

Publicado em Terça, 25 de Junho de 2024, 17h45 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

O Professor Christian P. Brackmann, proferiu palestras, para os acadêmicos do Curso Superior de Licenciatura em Computação. Um trabalho de excelência na construção da identidade profissional docente.

Nos dias 13 e 14 de junho o professor e pesquisador do IFFar Campus Panambi, socializou seus estudos, pesquisas e experiências com a comunidade acadêmica do IFFar, Campus Santo Ângelo.

A atividade foi coordenada pela docente Eliane Felden, considerando as temáticas que hoje estão sendo desenvolvidas nas Práticas de Ensino da Computação (PeCCs), e, ainda contou com o apoio da Coordenadora do Curso de Licenciatura em Computação, Professora Marcele Ravasio e a professora Karlise Nascimento.

Na oportunidade, o palestrante, socializou importantes concepções e fundamentos em torno de temas como:

- O Campo Profissional do Licenciado em Computação;

- O Ensino da Computação no contexto global;

- O Contexto sócio-político-cultural do Licenciado em Computação;

- Pensamento Computacional na Educação Básica utilizando exclusivamente atividades desplugadas (sem o uso de computadores);

- O trabalho em parceria com o Centro de Inovação para a Educação Brasileira – CIEB;

- As ações relevantes construídas juntamente com o Ministério da Educação e Cultura, entre elas, o Complemento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): O ensino da Computação na Educação Básica.

-  A obrigatoriedade do ensino da computação no Brasil e, os desafios aos Licenciados em Computação.

É possível afirmar que foi um momento ímpar, para a formação acadêmica, pelo dinamismo, entusiasmo e competência do Professor Christian, que apresentou temáticas notáveis para esse contexto histórico.

Agradecimentos ao professor Christian, pela sua disponibilidade, participação e valiosas contribuições!

Ao Sr Gelson Antônio Welter, representando a Coordenadora Regional de Educação, Sra Rosa de Souza, instituição conveniada com o IFFar!

Aos Diretores professora Mariele (DE) e do professor Adilson (DG) e demais servidores do Campus Santo Ângelo, pelo apoio e participação!

Aos acadêmicos pela presença e manifestação de interesse pelas temáticas abordadas.

O trabalho contou com o apoio da Equipe da Ascom! Agradecimento especial ao servidor Samuel e ao estagiário do setor de TI, acadêmico Gabriel.

É o IFFar comprometido com a formação de professores progressistas!

As gravações das palestras estão disponíveis no YouTube: https://www.youtube.com/playlist?list=PLKGow3BCYlIRRDa6tjcbOUkJ5Jajw5uT9