Página inicial > Santo Ângelo > Estudantes do IFFar participam do XX Simpósio de Estudos Jurídicos da URI Santo Ângelo
Notícias Santo Ângelo

Publicado em Quarta, 14 de Junho de 2017, 11h37 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Os estudantes das turmas do 1º e 3º semestres do Curso Técnico em Gerência de Saúde participaram na terça-feira, dia 23 de maio de 2017, de atividade de extensão voltada para qualificação do ensino e da aprendizagem, ao integrarem o público que prestigiou o evento da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões - URI Santo Ângelo: XX SIMPÓSIO DE ESTUDOS JURÍDICOS, cuja temática da noite versou sobre: O IMPACTO DA JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE NO SUS E NA SAÚDE, apresentada pelo palestrante Roberto Canquerini da Silva, Vice-Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul e tendo como debatedora Angelita Maria Maders, Defensora Pública do RS.

A participação foi organizada pela Professora Dionara Denize Cavinatto que, na oportunidade, acompanhou os estudantes com a Professora Márcia Rejane Chitolina, razão pela qual o tema repercutirá diretamente nos componentes curriculares de Aspectos Jurídicos de Saúde I, Administração Financeira e Orçamentária em Saúde e Logística em Organizações de Saúde. E, indiretamente, em outras disciplinas que ainda serão ministradas.

A partir das discussões, os estudantes do IFFar puderam analisar tanto a perspectiva da gestão quanto a dos usuários, o que vem auxiliar na compreensão dos direitos destes sujeitos, bem como o impacto das decisões judiciais na atividade administrativa, especialmente considerando o atual contexto econômico. Ficou evidente, ainda, a necessidade de qualificar estas demandas, com os profissionais do direito (juízes, promotores e defensores) atuando em rede com outros profissionais (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, etc.) para o estabelecimento de decisões com caráter cada vez mais técnico. E, pode-se enfatizar ainda, o argumento de que também é preciso qualificar a prestação dos serviços públicos de saúde, que permanecem muito aquém das necessidades das pessoas e do que os ditames legais preconizam.

Destaca-se, por fim, que atividades desta natureza visam garantir que os estudantes tenham acesso a temas importantes para sua formação, pois o olhar sobre novas perspectivas e a reflexão acerca de argumentos oriundos de profissionais que já estão atuando no mundo do trabalho possibilitam uma formação mais abrangente, pautada pelo aspecto técnico, mas, em grande parte, pelo humanístico.