Página inicial > Santo Ângelo > Município de Santo Ângelo e IFFar Campus Santo Ângelo debatem projeto Cidade Florida
Notícias Santo Ângelo

Publicado em Segunda, 28 de Agosto de 2017, 13h28 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

cidade florida1

Grupo de Trabalho formado na reunião inicia nesta segunda-feira levantamento técnicos e orçamentários para o ajardinamento da área urbana

Em reunião realizada na sexta-feira, 25, no gabinete do Executivo, o Governo Municipal deu prosseguimento à intenção de ajardinar e embelezar a área urbana com o plantio de flores em parceria com o Instituto Federal Farroupilha (IFFar), tratando da implantação do Projeto Cidade Florida. O projeto começou a ser debatido desde o início do Governo de Inovação e ganhou corpo a partir da palestra do coordenador técnico do Horto Municipal de Gramado, Márcio Pottratz, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, com base em projeto de lei sugestão apresentado ao prefeito Jacques Barbosa pelo vereador Vinicius Makwitz.
Do encontro ficou definido o início imediato de pesquisa para avaliação das espécies de flores ornamentais mais adequadas para o clima de Santo Ângelo, tipo de solo, levantamento de valores e origem dos recursos financeiros para a elaboração do projeto final. Também foi acordado um Grupo de Trabalho formado pelo secretário do Meio Ambiente Francisco da Silva Medeiros, pelo diretor da Secretaria Antônio Cardoso, pelo coordenador da Secretaria da Agricultura Diomar Formenton.

IFFAR

A diretora geral do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) Rosane Pagno confirmou a intenção de parceria com o Município sediando a instalação de viveiro em sua área e com a cedência de técnicos da instituição de ensino. “Temos espaço para a construção de estufas e algumas disponíveis, estrutura técnica com professores da disciplina de Paisagismo e estamos dispostos a acolher o projeto”, concluiu.
O prefeito Jacques Barbosa destacou que é preciso envolver a comunidade neste projeto capaz de transformar a cidade. “Precisamos conscientizar a sociedade para uma cultura de preservação. O projeto Cidade Florida vem de encontro ao nosso Programa de Governo, de buscar alternativas de crescimento socioeconômico, um novo modelo para o desenvolvimento através do turismo”, defendeu Jacques.
A proposta é de que o projeto seja implantado gradativamente na zona urbana de Santo Ângelo, definindo pontos estratégicos como praças e avenidas principais para, em seguida, estender o plantio de flores ornamentais nos demais logradouros públicos.
O encontro também teve a presença dos secretários do Turismo Vando Ribeiro de Souza, da Indústria e Comércio João Baptista Santos Silva, da Administração Hélio Costa, de Obras e Serviços Urbanos Diórlan Zanetti e do vereador Vinícius Makwitz.
O próximo passo é formalizar o convênio entre Município e IFFar, documento que está sendo elaborado e deverá ser assinado nos próximos dias.
Nesta segunda-feira, 28, o Grupo de Trabalho terá a primeira reunião, às 14 horas, no Campus do IFFar para o levantamento dos dados visando à estruturação do projeto final.

cidade florida2