Página inicial > Santo Ângelo > Campus Santo Ângelo realizou V Carijada
Notícias Santo Ângelo

Campus Santo Ângelo realizou V Carijada

Publicado em Quarta, 06 de Setembro de 2017, 17h14 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Nos dias 1 e 2 de agosto ocorreu no campus Santo Ângelo a V Carijada. A atividade faz parte de um projeto de extensão e outro de ensino coordenado pela professora Maria Aparecida Paranhos, em parceria com setor de produção do campus, com a Universidade Fronteira Sul Campus Cerro Largo, entre outros setores e colaboradores.

De maneira especial, participam da Carijada o Cacique Anildo Romeo, e demais membros da Aldeia Yancâ Ju, o Mestre Carijeiro Emílio Correa, o CTG Tio Bilia fazendo a ronda noturna, GDF Os Farroupilhas com apresentações artísticas. Além da Carijada, os visitantes e comunidade acadêmica puderam participar da trilha ecológica, experimentar algumas receitas que levam como ingredientes a erva mate, assistir a debates sobre a cultura da erva mate, participar de palestras sobre a relação entre a erva mate e a cultura guarani e de oficinas sobre origens, linguajar e utensílios do chimarrão.

Durante dois dias, vivencia-se a experiência da Carijada num rico e intenso processo de interação entre a comunidade indígena, pessoas do município e região e comunidade acadêmica do Campus Santo Ângelo. A quinta edição consolida o projeto como um importante espaço de resgate e valorização do patrimônio imaterial e histórico da erva mate.