Página inicial > Santo Ângelo > Mostra de Tecnologia, Educação e Ciência do campus Santo Ângelo - M-TEC 2017
Notícias Santo Ângelo

Mostra de Tecnologia, Educação e Ciência do campus Santo Ângelo - M-TEC 2017

Publicado em Terça, 31 de Outubro de 2017, 12h07 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Nos dias 25 e 26 de outubro, foi realizada a Mostra de Tecnologia, Educação e Ciência (M-TEC) do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) - Campus Santo Ângelo. O evento contou com a apresentação de 115 trabalhos nas modalidades apresentação oral, trabalho interativo e pôster.

A programação do evento incluiu o Dia C da Ciência, mobilização nacional de apoio e incentivo às pesquisas realizadas nas instituições públicas. Ainda, durante os dois dias de evento, foram realizadas diversas oficinas: Alimentação saudável (Prof.ª Ângela Pawlowski e Prof.ª Maria Aparecida Paranhos), Algoritmos Offline (TAE Lucas Pieva), Cuidados especiais com os cabelos (Prof.ª Maiara Segatto), Estatística Descritiva (Discentes Samuel Forrati e Anderson Stochero), Estatística - Apresentação Gráfica (Discentes Samuel Forrati e Anderson Stochero), Funções de 1º grau (Discentes Felipe Heckler e Kainã Cavalheiro), Funções de 2º grau (Discente Emerson Costa), Fruticultura (Prof. Luis Loose), Manejo agroecológico de pragas e doenças (Prof.ª Elaine Vione), Prospecção Tecnológica (Prof.ª Fátima Zan) e Tecnologia de produção de milho (Prof. Airam Fernandes).

Em cada turno de apresentação (diurno - nível médio; noturno - nível superior, técnico subsequente e integrado PROEJA), os melhores trabalhos de cada uma das áreas temáticas do evento foram premiados com menção honrosa de trabalhos destaques:

DIURNO

• APRESENTAÇÃO ORAL
    • ○ INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - “O uso de materiais concretos e monitorias no ensino de matemática” - IFFAR
    • ○ INTERDISCIPLINAR - “Um estudo sobre a saúde de adolescentes do IFFAR CampusSanto Ângelo” - IFFAR
    • ○ RECURSOS NATURAIS - “Diagnóstico agrossocioeconômico da unidade de produção agrícola familiar” - IFFAR
  • TRABALHO INTERATIVO
    • ○ INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - “Jogo da velha criado através do reúso de eletrônicos obsoletos” - IFFAR
    • ○ INTERDISCIPLINAR - “Health Tech, a tecnologia em prol da saúde” - IFFAR
  • PÔSTER
    • ○ INTERDISCIPLINAR - “O olho de Oscar Niemeyer” - Colégio Marista

NOTURNO

• APRESENTAÇÃO ORAL
    • ○ AMBIENTE E SAÚDE - “ASSERV LTDA limpeza e conservação: um estudo de caso com foco na saúde e na segurança do trabalhador” - IFFAR
    • ○ INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - “Will: a interação humano-computador através de um software de comunicação” - CNEC
    • ○ INTERDISCIPLINAR - “Estudo sobre ensino da matemática para alunos autistas por meio do desenvolvimento de um jogo computacional” - IFFAR
  • TRABALHO INTERATIVO
    • ○ INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - “A criação de materiais diferenciados para o ensino da disciplina de banco de dados” - IFFAR
  • PÔSTER
    • ○ AMBIENTE E SAÚDE - “Máscaras Faciais Beleza e Saúde” - IFFAR
    • ○ INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - “Computação: a evolução do ato de calcular” - IFFAR
    • ○ INTERDISCIPLINAR - “Automutilação na adolescência: um estudo psicanalítico” - IFFAR

Durante as apresentações dos trabalhos, os avaliadores utilizaram o aplicativo Bookline desenvolvido por servidores do IFFAR - Campus São Borja. Uma vez instalado em um dispositivo móvel, como um celular ou tablet, o aplicativo permite a avaliação por critérios e categorias, de cada trabalho e, a apuração dos resultados após a sincronização final das avaliações, o que gera uma classificação imediata, além de outras funcionalidades. O aplicativo está registrado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) sob o número BR 51 2016 000300-6.

Houve, ainda, o lançamento do livro da professora Eliane de Lourdes Felden, intitulado “Aprendizagens no Ensino Superior: contribuições possíveis na formação de professores”. Durante o lançamento, a autora fez um relato emocionante sobre sua trajetória acadêmica que inspirou a elaboração do livro. O mesmo estará à disposição na biblioteca do IFFAR - Campus Santo Ângelo.

A Comissão Organizadora da M-TEC agradece a todos os servidores e estudantes participantes do evento, bem como às demais instituições de ensino participantes pelas excelentes trocas de saberes nas sessões de trabalho. A Comissão agradece, também, aos servidores que atuaram como avaliadores de resumos e trabalhos, bem como aos alunos que atuaram como monitores, contribuindo na realização do evento.

Formaram a Comissão Organizadora da M-TEC 2017, os servidores: Adilson Ribeiro Paz Stamberg (presidente da comissão); Ângela Pawlowski e Karlise Soares Nascimento (operacionalização); Andrea Pereira, Andressa Peripolli Rodrigues, Carmen Smaniotto, Eliane de Lourdes Felden, Fernanda Andrade, Franchiele Cardoso Müller, Lara Taciana Wagner, Marta Breunig Loose e Thaiane da Silva Socoloski (atuantes nas diversas fases da organização do evento).

Os certificados e os anais serão disponibilizados em breve, na página do evento (http://conferencias.iffarroupilha.edu.br/index.php/san/mtec2017).