Página inicial > Santo Ângelo > Alunos do curso técnico em agricultura visitam a fenasoja
Notícias Santo Ângelo

Alunos do curso técnico em agricultura visitam a fenasoja

Publicado em Quinta, 05 de Mai de 2016, 15h32 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Ângelo marcou presença na 21ª FENASOJA. No dia 04 de maio de 2016, os alunos do Curso Técnico em Agricultura, juntamente com o Prof. Luis Henrique Loose, participaram da 21ª Feira Nacional da Soja na cidade de Santa Rosa/RS.

A FENASOJA realiza-se a cada dois anos, oportunizando as empresas locais, espaços para exposição e comercialização dos seus produtos. Neste ano a feira teve seu início no dia 29 de abril e estende-se até 08 de maio. Fizeram-se presentes na feira empresas ligadas aos três setores da economia. Destacamos o grande número de empresas ligadas ao Agronegócio, uma vez que a feira é essencialmente agrícola. Estavam representadas empresas fabricantes de máquinas e implementos agrícolas, produtoras de sementes, fornecedoras de fertilizantes e produtos fitossanitários, empresas de assistência técnica, produtoras de mudas de flores, hortaliças e frutíferas certificadas. As agroindústrias familiares de produção de sucos, queijo e derivados de leite, derivados de carne, geleias, compotas entre outras, também estavam representadas e comercializando seus produtos. Nos pavilhões havia a comercialização de vestuário e demais produtos da indústria e do comércio.

Dentre os estandes visitados, podemos destacar os da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (EMATER/RS). A EMATER organizou um circuito com várias oficinas onde os visitantes puderam conhecer e se atualizar nos seguintes assuntos:

1 - Segurança Alimentar - produção de frutas e hortaliças orgânicas na propriedade rural

2 - Energias Alternativas - uso da energia solar, biodigestores, aquecimento de água e carneiro hidráulico para irrigação

3 – Sistema Silvipastoril – diversificação da produção com cultivo de eucalipto e pastagens

4 – Hidroponia – cultivo de hortaliças fora do solo e sua nutrição

5 – Floricultura – dicas de preparo de substrato e adubação orgânica

6 – Solo e Água – importância da rotação de culturas e da conservação do solo

7 – Regulagem de pulverizador - necessidade da regulagem para evitar danos ambientais

8 – Regulagem de semeadora – regulagem para o sucesso no estabelecimento das plantas

9 – Forragens – plantas forrageiras utilizadas para o pastejo animal

10 – Construção Rural – Sala de ordenha com baixo custo

Os alunos do Curso Técnico em Agricultura puderam associar essas oficinas aos conteúdos trabalhados nas aulas de Solos, Olericultura, Silvicultura e Jardinocultura.

A feira também proporcionou aos visitantes conhecer um pouco mais da história da soja e das famílias que iniciaram seu plantio. Na seção “Caminhos da Soja” os alunos puderam conhecer os equipamentos utilizados para cultivar a soja e outras culturas agrícolas, além de móveis, utensílios domésticos e vestimentas utilizadas na época. Também se pôde verificar a evolução do modelo de conservação do solo ao longo da história em uma maquete montada pela EMATER.

A atividade foi muito proveitosa, pois, além de conhecer a história da soja e as novas tecnologias, os alunos puderam agregar conhecimento e associá-lo com os conteúdos desenvolvidos atualmente no curso. A inserção em possíveis espaços de trabalho, estabelecendo relações entre a teoria e a prática, desde o início do curso é uma estratégia para a permanência e o êxito desses alunos, pois vislumbram, na prática, a importância e o significado dos conceitos trabalhados nas disciplinas.