Página inicial > Santo Ângelo > Campus Santo Ângelo realiza discussão a respeito das Metodologias para a criação do PDI 2019/2026
Notícias Santo Ângelo

Publicado em Sexta, 09 de Março de 2018, 18h37 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Na última quarta-feira (07), foi realizada a 2ª Reunião Geral do Campus, na ocasião o assunto principal foi a discussão sobre a construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2019/2026 para o Instituto Federal Farroupilha. A reunião teve início com a fala do Diretor de Pesquisa e Extensão e Produção - Adilson Stamberg, e logo após as discussões foram coordenadas pela Diretora de Planejamento Institucional - Dionara Denize Cavinatto, pelo professor Diego Pretto e demais participantes da Comissão Local do PDI. O documento, em fase de elaboração neste ano, será construído de forma coletiva pela comunidade interna e de abrangência do IFFar.

20180307 142100 RichtoneHDR Copy

Primeiramente foi realizada uma apresentação sobre os aspectos que envolvem o processo de elaboração do PDI 2019-2026. Em seguida, os participantes foram convidados a proceder à revisão da missão, visão e valores do Instituto.

20180307 135353 RichtoneHDR Copy

Por fim, os participantes foram divididos em quatro grupos com o intuito de realizar o diagnóstico do ambiente interno e externo da instituição por meio da utilização da ferramenta estratégica SWOT que analisa as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças da Instituição. Após, as contribuições foram digitadas e apresentadas ao grande grupo para discussão final e aprovação das proposições.

IMG 20180307 WA0016 Copy

Estas e outras ações serão realizadas ao longo deste ano para a construção do PDI. No próximo encontro, está prevista a realização da coleta das prioridades institucionais por meio da metodologia Balanced Scorecard (BSC) com base em quatro dimensões: aluno e sociedade, processos internos, pessoas e infraestrutura e sustentabilidade financeira e ambiental.
As comunidades interna e externa irão participar da construção do Plano. Serão realizados momentos de sensibilização e discussão com os alunos e pessoas ligadas à comunidade externa neste ano. Neste momento já estão disponíveis três formulários, os quais serão preenchidos de forma virtual pelos interessados. O primeiro formulário objetiva consultar a comunidade sobre a manutenção ou alteração da missão, visão e valores institucionais. O segundo faz uso da matriz SWOT para identificar os pontos fracos e fortes, ameaças e oportunidades. O terceiro objetiva coletar as prioridades institucionais por meio da metodologia BSC.

As respostas devem ser enviadas até o dia 15 de março. Para mais informações sobre as formas de participação, entre em iffarroupilha.edu.br/portal-pdi.