Página inicial > Santo Augusto > Estudante do IFFar – Campus Santo Augusto é premiado em festival de dança
Notícias Santo Augusto

Estudante do IFFar – Campus Santo Augusto é premiado em festival de dança

Publicado em Terça, 21 de Agosto de 2018, 15h55 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O estudante do 3º ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do IFFar - Campus Santo Augusto, Luan Felipe dos Santos Motta, foi premiado na 12ª edição do Festival Santo Ângelo em Dança, representando a Academia Dançarte de Santo Augusto, com o 2º lugar na categoria sênior (não houve premiados em 1º lugar nessa categoria), com a Dança solo Despedida, embalada pela música “Alcatrazes” de Aureo Corrá.

O evento, realizado de 16 a 19 de agosto no Teatro Municipal Antônio Sepp, reuniu cerca de mil pessoas entre bailarinos e grupos de dança de todo o país. O festival, considerado um dos maiores do país, ocorre anualmente desde 2007 e conta com apresentações de balé clássico, danças urbanas, dança contemporânea, jazz, estilo livre, dança show, danças folclóricas e dança do ventre, subdivididas nas categorias baby class, infantil, junior, sênior e avançado.

Luan no Santo Angelo em Dança

Luan afirma que desde criança tem muito interesse por diversas atividades relacionadas à arte, entre elas, a paixão pelas manifestações artísticas que envolvem o corpo, principalmente a dança e a ginástica, mas também pelo teatro e performances. Também tem interesse e mantem a produção de desenhos na área do design de moda e hair design e a produção textual em conto e poesia. “Sou um apaixonado pela arte e procuro sempre estar estudando todas as áreas a ela relacionadas, que podem ajudar na minha produção artística”.

Por ser natural de uma cidade pequena, onde as oportunidades culturais são restritas, Luan sempre buscou formas de crescer e aprender mais, para desenvolver sua expressão artística. “Minha trajetória na dança começou aos 9 anos. Nesse período eu tinha colega chamada Karen Scherer, que dançava balé desde muito nova. Percebi que conseguia fazer praticamente as mesmas coisas que ela, então nos intervalos me reunia com ela e praticava. Uma professora nos viu, achou muito interessante e nos convidou para fazer aqueles movimentos no desfile de 07 de setembro. Depois disso nossa apresentação passou a ocorrer todos os anos. Em uma dessas apresentações, uma observadora achou que eu teria capacidade de ir mais longe, então surgiu a oportunidade de fazer um teste na SOGIPA (Sociedade de Ginástica de Porto Alegre)”, relata o estudante.

A família de Luan não tinha condições financeiras de mantê-lo em Porto Alegre, durante o teste, por isso as professoras da Escola Estadual de Educação Básica São Martinho, onde estudava, perceberem essa oportunidade não deveria ser desperdiçada. “As professoras se reuniram e começaram a juntar dinheiro para a viagem, anunciando nas rádios, para que as pessoas pudessem ajudar. Após conseguir o dinheiro, juntamente com a professora Iara Cristina Roos, fui para a SOGIPA. Depois de três dias de teste recebi um convite do treinador para retornar e ficar mais 20 dias treinando com eles e me aperfeiçoando na ginástica Artística”, explica Luan.

Ser ginasta sempre foi um grande sonho para Luan, no entanto, um incêndio na SOGIPA inviabilizou essa conquista. “Por causa do incêndio ele não poderia mais retornar, pois não teria lugar para ficar. Após o choque de ter perdido a possibilidade de realizar seu sonho, a professora Iara Cristina Roos conseguiu aulas gratuitas de balé na Academia Dançarte em Santo Augusto, com a professora Teresinha Speroto.“A oportunidade estava ali para aprender mais uma vez, porém para me deslocar até a cidade vizinha, precisava novamente de dinheiro, então resolvi aprender mais coisas para pagar minhas passagens. Aprendi a fazer pães observando minha mãe, vendia os pães e dessa forma conseguia dinheiro para ir às aulas. Também trabalhei como cuidador de idosos, lavei carros em uma loja, auxiliei minha mãe em faxinas e em um viveiro de eucalipto, aprendi a fazer decorações de unhas e penteados em cabelos, tudo para poder custear meu sonho”.

Luan se apresenta desde 2016 na Mostra Cultural do Campus Santo Augusto, onde sempre tira o 1º lugar na dança, não foi diferente esse ano, quando mais uma vez está classificado para representar a instituição na Mostra Cultural do IFFar, que acontecerá no Campus Santo Augusto, no dia 31 de agosto.