Página inicial > Santo Augusto > Conhecimento gerando conhecimento
Notícias Santo Augusto

Conhecimento gerando conhecimento

Publicado em Quinta, 23 de Agosto de 2018, 17h42 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O Professor do IFFar – Campus Santo Augusto, Elisandro João de Vargas desenvolveu com os estudantes do 2º ano do curso técnico em Administração uma atividade diferente na disciplina de Produção e Logística, com o apoio do professor Felipe Kolosque.  “A ideia surgiu quando instiguei o aluno Giovanni Relly da Silva, que já possuía contato com um jogo de simulação computacional, para pensar em desenvolver algo que fosse possível de repassar o conhecimento ora adquirido para os colegas. Assim Giovani conversou com outros colegas do 3º ano do técnico em administração, Gabriel Motta Luft, Geovane Speroni Correa e Valdemir Nunes de Miranda, que se prontificaram em desenvolver a atividade”, explica o professor.

Assim surgiu a atividade, que envolve o uso de simulação computacional no auxílio da aprendizagem de operações de manufatura. Os alunos mapearam o material relacionado ao jogo na literatura, executaram a leitura de artigos, construíram resumos e prepararam material de instrução a ser repassado aos colegas e treinaram muito a explicação para posterior repasse a seus pares.

Segundo Elisandro, conhecimentos teóricos podem ser mais bem compreendidos quando podem ser testados na prática. “Atualmente dispomos de certos recursos que podem auxiliar a ampliar o conhecimento do aluno, temos que utilizar as metodologias ativas, entre elas a simulação computacional no campo da gestão de operações de manufatura”.

Para Felipe, as atividades nos programas computacionais fornecem a oportunidade da simulação de ambientes que o aluno encontrará em sua vida profissional. “Essas práticas propiciam combinar o conhecimento prévio, adquirido em sala de aula, ao conhecimento novo, de forma que haja uma evolução em seu saber. Dessa forma, a simulação computacional agrega um elemento de realismo, que motiva de forma dinâmica o aluno”.

A atividade gerou um artigo que foi submetido a MEPT deste ano, que acontecerá no dia 17 outubro no Campus Frederico Westphalen. Os professores destacam que este foi um momento diferente, proporcionado aos alunos. “Associar teoria e prática, os alunos que aproveitam com maior intensidade estas possibilidades, com certeza se destacarão em sua vida profissional”.

WhatsApp Image 2018 08 07 at 18.25.42

WhatsApp Image 2018 08 07 at 18.25.47 1WhatsApp Image 2018 08 07 at 18.25.47 2