Página inicial > Santo Augusto > Servidores do Campus Santo Augusto são painelistas do XIX ENDIPE
Notícias Santo Augusto

Servidores do Campus Santo Augusto são painelistas do XIX ENDIPE

Publicado em Terça, 11 de Setembro de 2018, 18h45 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Os servidores do IFFar – Campus Santo Augusto, Juliani Natalia dos Santos, Márcia Adriana Rosmann e Marcos José Andrighetto, juntamente com a egressa de Licenciatura em Computação e atual professora da UFPR, Paola Cavalheiro Ponciano, estiveram presentes no XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino- ENDIPE, realizado em Salvador – Bahia, de 03 a 06 de Setembro.

Marcos Juliani e Marcia no evento acompanhados da egressa Paola Ponciano Braga

Juliani, Márcia, Marcos e Paola apresentaram no dia 06, à tarde, o painel intitulado “Formação e Trabalho Docente na EBPTT e Licenciatura: Os desafios teórico-práticos da didática”. Segundo a professora Márcia Rosmann, coordenadora do painel, a temática se inscreve na premissa de que vivemos um tempo onde a luta e a resistência pela educação pública devem ser de todos os sujeitos, que primam por uma educação humano-progressista.

Dentro do painel foram apresentadas três produções com o objetivo de elucidar o espaço-tempo da didática na formação e no trabalho docente, sobretudo na Educação Básica, Profissional, Técnica e Tecnológica (EBPTT) e ainda, com a perspectiva de compreender seus desafios teórico-práticos. O primeiro texto apresentado foi “O espaço tempo da didática na Formação e no trabalho docente: entrelaçando saberes e identidades”. De autoria da professora Márcia Adriana Rosmann, refere-se às reflexões críticas da práxis docente em cursos de licenciaturas, ressaltando a realidade condicional do professor formador como fragilidade e o colegiado coletivo como fator imprescindível, além de explicitar as perspectivas para a docência na educação básica diante dos desafios teórico-práticos da didática.

Na sequência, o texto “Formação de Professores da EBPTT: desassossegos e identidades”, de autoria da professora Juliani Natalia dos Santos, fez uma reflexão sobre a formação de professores da EBPTT, os desassossegos que desacomodam e as identidades observadas no ser professor, constituídas durante os trajetos de vida e os caminhos de formação que terão influência direta na prática docente.

O último texto se trata de uma “Análise documental da formação continuada na EPT: caminhos a percorrer”, de autoria de, Juliani Natalia dos Santos, Marcos José Andrighetto e Paola Cavalheiro Ponciano, trouxe a preocupação, enquanto desafio político da atualidade, com a formação continuada constante, cuja renovação dos conceitos e das metodologias de ensino torna-se urgente para a garantia da qualidade do ensino e da aprendizagem na educação básica e profissional.

O XIX ENDIPE buscou refletir e discutir sobre diferentes formas de se interpretar o fenômeno do ensino, pensando em novas abordagens didáticas, tendo como tema central “Para onde vai a Didática? O enfrentamento às abordagens teóricas e desafios políticos da atualidade”. Segundo os painelistas, a construção dos saberes, a constituição das identidades e o trabalho docente, entrelaçam-se diante dos desassossegos e das inquietudes dos sujeitos imbricados com a oferta da educação pública, gratuita e de qualidade, temáticas essas que vieram de encontro com a temática central do evento.