Página inicial > Santo Augusto > Pesquisa sobre Comunicação Institucional é feita com os candidatos do Processo Seletivo dos cursos técnicos
Notícias Santo Augusto

Publicado em Segunda, 22 de Outubro de 2018, 16h57 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha realizou na tarde deste domingo, dia 21 de outubro, das 14h às 18h, a prova do processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio da instituição.

O Campus Santo Augusto teve 668 inscrições homologadas de candidatos de mais de 30 municípios, divididos nos quatro cursos ofertados: Administração (211 inscritos para 35 vagas), Agropecuária (188 inscritos para 35 vagas), Alimentos (113 inscritos para 30 vagas) e Informática (155 inscritos para 35 vagas). A abstenção dos candidatos na prova foi de 20%.

Candidatos fazendo a prova

Durante a realização da prova, ocorreu a segunda rodada de coleta de dados do projeto de Pesquisa “Comunicação Institucional IFFar - Campus Santo Augusto”. O projeto tem o objetivo de conhecer melhor os candidatos que efetuaram as provas e os pais que acompanharam seus filhos.

O projeto é coordenado pelos professores Pedro Henrique de Gois (Campus Frederico Westphlen) e Elisandro João de Vargas (Campus Santo Augusto), tendo como bolsistas as estudantes do curso técnico em Administração Ana Clara Petry, Eloisa Gubiani, Luciana Pereira e Tainara Petry. Nesta coleta foram integrados alunos do curso técnico de Administração como voluntários ao projeto: Gabriela Capra, Talita Gettems, Diunior Portololan e Pedro Lorenset.

Professor Elisandro e os estudantes que auxiliaram na pesquisa

Segundo o Professor Elisandro, o Campus Santo Augusto atende uma grande variedade de municípios espalhados na região o que torna relevante conhecer em maior profundidade o público que vem até o IFFar. “Temos que conhecer nosso público para poder levar informações a todos, sem distinção. Os resultados da pesquisa possibilitam conhecer em profundidade os meios de divulgação que mais informam alunos e pais; que mais influenciam na tomada de decisão em buscar do IFFar; as situações que podem influenciar na efetivação da matrícula; os benefícios do IFFar considerados mais importantes. Ainda, como os candidatos se prepararam e até um panorama sobre a percepção de qualidade e poder da marca IFFar - Campus Santo Augusto”.

O projeto já gerou a apresentação de três trabalhos esse mês, um na MoEduCiTec na Unijuí/Ijui, no dia 05 de outubro e dois na MEPT em Frederico Westphlen, no dia 17 de outubro. Ainda, foi gerado relatório técnico com inúmeras páginas de informações sobre a instituição, trazendo a visão dos candidatos e dos pais. Elisandro destaca entre as informações geradas, a grande influência do aluno da instituição na divulgação dos cursos e ações do instituto, apoiado pela força das mídias sociais e a percepção positiva da qualidade da instituição pelos candidatos e pais.

Neste ano participaram da pesquisa 234 alunos e 55 pais, próximo de 50% dos candidatos que compareceram à prova. São números que possibilitam, representar os candidatos e pais com qualidade e validade estatística, ou seja, com elevado grau de confiabilidade. Com os dados obtidos será possível comparar as percepções, confirmar algumas informações e avaliar a evolução da comunicação institucional do IFFar - Campus Santo Augusto.

Elisandro afirma que as informações obtidas na pesquisa, influenciam no direcionamento das ações da instituição visando ampliar sua atuação regional. “Temos a consciência de que investindo em pesquisas podemos ampliar os conhecimentos e habilidades dos alunos e trazer resultados para a sociedade”.

Confira abaixo as fotos do processo seletivo e o relatório completo da pesquisa feita em 2017:

Anexos: