Página inicial > Santo Augusto > Nota Pública
Notícias Santo Augusto

Nota Pública

Publicado em Sexta, 23 de Novembro de 2018, 21h59 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O IFFar – Campus Santo Augusto, no início desse ano, passou a ofertar dois novos cursos superiores, os Bacharelados em Administração e Agronomia, sendo que este último, só teve sua oferta autorizada, mediante um termo de cooperação firmado com os poderes Executivo e Legislativo, garantindo que seria doada para o campus, uma área em torno de 25 hectares, onde pudessem ser feitas as aulas práticas necessárias.

A oferta do Curso de Agronomia foi sonhada por toda a comunidade de Santo Augusto e região, desde a fundação do IFFar – Campus Santo Augusto, em 2008. Ao longo de todos esses anos, se trabalhou muito para que o curso fosse realidade, o que se concretizou no início desse ano. Toda a área atual da instituição foi obtida por meio de doação, seja da Fundaturvo, seja da Prefeitura Municipal, estando a mesma, praticamente toda tomada por edificações. As aulas práticas dos cursos da área agrícola atualmente são realizadas por meio de parcerias com produtores e empresas locais e até mesmo com outros campus do IFFar, situação que não é a ideal, pois é necessidade urgente uma área agrícola para as atividades práticas dos cursos, principalmente o Bacharelado em Agronomia.

Após uma série de tratativas, a atual Administração Municipal, encaminhou no dia 03 de setembro desse ano para a Câmara de Vereadores o Projeto de Lei N° 47/2018, visando leiloar bens ociosos do município para viabilizar recursos para aquisição da área. O projeto foi aprovado na Sessão da Câmara de Vereadores do dia 12 de novembro, por cinco votos a favor e quatro contra, com uma emenda apresentada pelos vereadores que votaram a favor, sugerindo a retirada de quatro itens que seriam leiloados, entre eles, o de maior valor, avaliado em quase R$ 1 milhão.

A aprovação do projeto com essa emenda supressiva, inviabiliza a aquisição da área para o IFFar, e sem a mesma a instituição está correndo o risco do Curso Superior de Bacharelado em Agronomia ser avaliado pelo Ministério da Educação com um conceito insuficiente, o que poderá acarretar na descontinuidade do curso, pois seria proibida a oferta de novas turmas.

Sabedores do encaminhamento do Projeto de Lei N° 47/2018 pelo Executivo, a Direção do IFFar – Campus Santo Augusto procurou o Poder Legislativo para expor a importância da aquisição da área para a consolidação do curso, formalizando posteriormente via ofício nº 159/2018, enviado no dia 08 de outubro de 2018, ao presidente da Câmara de Vereadores, que a sessão da Câmara para aprovação do projeto fosse realizada nas dependências do campus. No entanto, o presidente da Câmara não respondeu ao ofício e a votação ocorreu sem divulgação prévia.

Os estudantes da 1ª turma do curso superior de Bacharelado em Agronomia, surpresos pela votação ocorrida, realizaram no dia 14 de novembro, com o apoio da Direção do IFFar – Campus Santo Augusto, uma manifestação pela cidade e em frente à prefeitura, pedindo explicações ao Legislativo. Na segunda-feira, dia 19 de novembro, os estudantes novamente se mobilizaram, dessa vez, acompanhados, além da Direção Geral, também por pais, servidores e pessoas da comunidade. Na ocasião, compareceram a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores pedindo novamente explicações ao Legislativo e também que a votação ocorrida no dia 12/11, fosse revista.

É importante destacar que os estudantes não foram induzidos em nenhum momento pela direção do IFFar – Campus Santo Augusto a se manifestar, tendo os mesmos se organizado de maneira independente, mas com apoio total da direção e de professores do curso.

A Direção do IFFar – Campus Santo Augusto, sempre comprometida com os princípios institucionais de promover a educação pública, gratuita e de qualidade com ênfase no desenvolvimento local e regional, pede novamente ao Poder Legislativo de Santo Augusto que reconsidere a decisão tomada que resultou na aprovação do projeto que viabilizaria recursos para aquisição da área agrícola para a instituição, pois dela depende a manutenção da oferta do curso de Bacharelado em Agronomia nos próximos anos.

Anexos: