Página inicial > Santo Augusto > Egressos de Tecnologia em Alimentos e Gestão do Agronegócio são aprovados em Programas de Doutorado
Notícias Santo Augusto

Publicado em Terça, 18 de Dezembro de 2018, 00h48 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O ano se encerra no IFFar – Campus Santo Augusto com excelentes notícias, uma delas é a aprovação de dois egressos, respectivamente, dos cursos superiores de Tecnologia em Alimentos, Sirineu José Sicheski, e Tecnologia em Gestão do Agronegócio, Angélica Rhoden, em programas de Doutorado na UFRGS e na UFSM.

O técnico em agropecuária do IFFar – Campus Santo Augusto e também egresso do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos da instituição, Sirineu José Sicheski, foi aprovado no Doutorado em Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Sem título 1

Sirineu é filho de agricultores e o mais novo de seis irmãos. “Meus pais deram continuidade ao trabalho de meus avós, na agricultura familiar, no município de São Valério do Sul/RS. Após concluir o ensino médio, resolvi buscar oportunidades na região metropolitana de Porto Alegre, onde por um ano, trabalhei em uma empresa de embalagens. No ano de 2004, com o incentivo de um tio, ingressei no curso técnico em agropecuária, pós-médio na Escola Técnica de Agricultura (ETA) de Viamão/RS, período que possibilitou o retorno para a área agrícola”.

Entre os anos de 2005 e 2008, Sirineu trabalhou em diversas cidades e propriedades, sempre atuando com bovinos de leite nas mais diversas funções da atividade, residindo em Bagé/RS, Carambeí/PR, São Paulo/SP, São Martinho da Serra/RS e Palmeira das Missões/RS. “No ano de 2008, fui admitido pela Cootrijui, na área de assistência técnica aos produtores de leite nos municípios de São Valério do Sul, Santo Augusto e Chiapetta, o que me permitiu voltar a minha região”.

Em outubro de 2008, Sirineu foi nomeado como técnico em agropecuária no Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves, sendo transferido no início de 2009 para o IFFar – Campus Santo Augusto, onde começou a cursar Tecnologia em Alimentos em agosto do mesmo ano, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos técnicos voltados à qualidade do leite, concluindo o curso em 2013.

Na busca de melhor qualificação acadêmica, em 2015, Sirineu iniciou o MBA em Biotecnologia e Agronegócio pela Uninter. No mesmo ano, em setembro, fez uma disciplina como aluno especial no Mestrado em Desenvolvimento Regional da Unijuí e no início de 2016, ingressou como aluno regular do programa. Em agosto do mesmo ano, foi aprovado no Mestrado Acadêmico em Agronegócios pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Campus Palmeira das Missões/RS, e decidiu mudar de instituição.

Sirineu defendeu sua dissertação de Mestrado em agosto deste ano, intitulada “Estudo retrospectivo longitudinal sobre produção e composição do leite na Mesorregião Noroeste Riograndense”, orientado pelo professor Dr. João Pedro Velho, sendo que, logo na sequência decidiu participar da seleção do Doutorado em Agronegócios na UFRGS. “A escolha do Programa se deu tanto pela reconhecida excelência na área, como por indicação de profissionais que atuam no desenvolvimento rural. O Programa que também é conhecido por estudar agricultura familiar e as cadeias produtivas, desperta meu interesse pelo curso, em decorrência da ligação e compromisso que carrego pelo meio rural”, relata Sirineu.

A Egressa do Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, Angélica Cristina Rhoden, foi aprovada no Doutorado em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, na linha de pesquisa, Dinâmicas Econômicas e Organizacionais, com início em 2019.

Angélica Rhoden

Angélica ingressou no Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio no primeiro semestre de 2012. “Durante a graduação tive oportunidades de conhecer diversas empresas atuantes no agronegócio, tanto do Rio Grande do Sul, quanto de outros estados, além de propriedades rurais, onde foram realizadas pesquisas de campo. A graduação em Tecnologia em Gestão do Agronegócio me possibilitou oportunidades profissionais e crescimento pessoal. Sou grata aos professores pelos direcionamentos profissionais e acadêmicos que foram e continuam sendo ofertados”, destaca a estudante.

Após concluir a graduação em abril de 2016, Angélica foi aprovada em julho do mesmo ano no Mestrado do Programa de Pós Graduação em Agronegócios - PPGAGR da USFM – Campus Palmeira das Missões, na linha de pesquisa, Arranjos Organizacionais e Competitividade, o qual concluiu em agosto desse ano. “Os eventos científicos dos quais participei me aproximaram e me direcionaram a seguir a carreira acadêmica, onde trabalhei com pesquisas desenvolvidas no Núcleo de Pesquisas em Economia do Agronegócio (NPEA) da UFSM, coordenado pelo professor Dr. Nilson Luis Costa, do qual faço parte; são desenvolvidas pesquisas sobre desenvolvimento regional, arranjos organizacionais, competitividade nos agronegócios, também analises de mercado e comercialização de commodities agropecuárias”, explica Angélica.