Página inicial > Santo Augusto > Egressa e Estudante do IFFar – Campus Santo Augusto são aprovados em programas de Mestrado
Notícias Santo Augusto

Publicado em Quarta, 19 de Dezembro de 2018, 13h41 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Os cursos superiores do IFFar – Campus Santo Augusto são excelentes, prova disso é que as boas notícias vindas de estudantes e egressos não param neste final de ano, com mais duas aprovações em Programas de Mestrado da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Lídia Pletch

A egressa do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, Lídia Betina Pletch, de 22 anos, foi aprovada na seleção de Mestrado do Programa de Pós Graduação de Ciência e Tecnologia em Alimentos da UFSM. “Optei pelo IFFar - Campus Santo Augusto para fazer minha graduação em 2014, por ser mais próximo da minha cidade natal, Boa Vista do Buricá-RS, e por ouvir falar muito bem do Curso de Tecnologia em Alimentos, além do interesse que sempre tive em seguir nessa área. O curso superou minhas expectativas, pois abrange todas as classes de alimentos, focando na química por trás do alimento e as diversas reações e transformações que este passa até chegar à mesa do consumidor”, destaca Lídia.

Logo no início do curso Lídia começou a trabalhar como bolsista de iniciação cientifica, oportunidade que é oferecida aos estudantes que tem disponibilidade de atuar em horário extraclasse. “Inicialmente, trabalhei no projeto de pesquisa “Utilização de leite colostral bovino no desenvolvimento de bebida láctea com potencial probiótico”, coordenado pela professora Drª. Gislaine Hermanns, e após a conclusão deste, trabalhei de 2015 a 2017 no projeto “Tecnologias de processamento aplicadas a alimentos Biofortificados: efeitos na composição nutricional e promoção ao consumo”, coordenado pela professora Drª.Joseana Severo, onde utilizamos uma cultivar de batata-doce biofortificada pela Embrapa Hortaliças-DF, como ingrediente principal de quatro formulações de balas.

Lídia agradece aos professores que lhe acompanharam durante toda a graduação e pelo incentivo e apoio à pesquisa, assim como, pelas oportunidades que lhe foram oferecidas. “A vida de pesquisador, não é tarefa fácil, exige muito do seu tempo, esforço e dedicação, mas no final, a recompensa é sempre válida. Um artigo publicado, uma análise nova para aprender, um fracasso seguido de um sucesso, da tentativa de persistir, e não desistir”.

Segundo a professora Joseana, durante o período que atuou como bolsista de pesquisa, Lídia pode participar de diferentes eventos técnico-científicos na área, bem como as Mostras Técnicas do IFFar. “Sempre muito interessada, Lídia buscou se qualificar e aprimorar seus conhecimentos e após a formatura no início desse ano, continuou estudando e se qualificando, o que resultou na sua aprovação no Mestrado. É uma grande alegria ver o sucesso dessa aluna tão dedicada e esforçada”, destaca a professora.

Sebastião Mendes

O estudante concluinte do Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, Sebastião Mendes, de 23 anos, natural da Angola, foi aprovado na seleção de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Extensão Rural da UFSM.  “Escolhi o Brasil para fazer os meus estudos pela qualidade do ensino e para ter mais oportunidades no mercado de trabalho quando regressar para a Angola, porque lá quem se forma no Brasil tem mais oportunidades, é o mesmo que para um brasileiro ir estudar nos Estados Unidos”, explica o estudante.

Sebastião optou por ingressar em 2016 no curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio no IFFar – Campus Santo Augusto, por ter um ensino de qualidade e ser gratuito. “O curso esteve dentro das minhas expetativas. Consegui aprender várias coisas que eu não sabia, mas o que eu mais gostei foi a metodologia que os professores usam, que é um pouco diferente da adotada na Angola”.

Durante o curso, Sebastião teve a oportunidade de trabalhar como bolsista do Programa de Extensão “Pequenos espaços sustentando a vida: apoio a produção sustentável e ao consumo saudável de famílias em situação de pobreza extrema na Região Celeiro do RS", coordenado pelo professor Dr. Tarcísio Samborski, e também do projeto de extensão “Famílias Felizes”. “Quero agradecer aos professores em geral, em especial o professor Tarcísio, aos meus colegas e aos meus pais e familiares, que sempre me apoiaram”, agradece o estudante.

Segundo o professor Tarcísio, Sebastião é aluno muito inteligente e esforçado, que deseja aprender mais para poder ensinar no seu país. “Uma pessoa com muita determinação e compromisso, principalmente com sua família. Desejo ao Sebastião, muito sucesso nessa nova trajetória acadêmica”.