Página inicial > Santo Augusto > Servidores do IFFar – Campus Santo Augusto concluem Mestrado em Portugal
Notícias Santo Augusto

Servidores do IFFar – Campus Santo Augusto concluem Mestrado em Portugal

Publicado em Sexta, 18 de Janeiro de 2019, 16h20 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Através de uma parceria entre o IFFar e o Instituto Politécnico do Porto (IPP) em Portugal um grupo de 50 servidores participou do Mestrado em Estudos Profissionais Especializados em Educação, com aulas no Brasil e em Portugal, dentro das linhas de pesquisa: Especialização em Administração de Organizações Educativas e a Especialização em Educação e Formação de Adultos.

IPP

Os servidores participantes receberam fomento institucional nos termos do Programa de Incentivo à Qualificação Profissional (PIQP). O objetivo do programa é buscar a qualificação dos servidores em temas que venham contribuir para a ampliação da qualidade da instituição, através da oferta da educação e formação profissional.

Durante o mês de dezembro, os servidores do IFFar – Campus Santo Augusto, Daniela Cristina Paulo d’Acampora, Débora Cristina Speroni, Fabíola Machado, Leandra Leoni Ritter, Leonardo Matheus Pagani Benvenutti e Saulo Stevan Pasa, concluíram o Mestrado junto ao IPP em Portugal. Em setembro de 2018, o servidor Leônidas de Assunção, já havia concluído a defesa da sua dissertação, dentro do mesmo programa interinstitucional.

Confira abaixo os temas dos trabalhos realizados:

A bibliotecária, Daniela Cristina Paulo d’Acampora, defendeu a dissertação “Da biblioteca à comunidade: implicações educacionais e sociais das ações de extensão universitária das bibliotecas do IFFar”, tendo na banca os professores, Dr. Luís Rothes (presidente), Drª. Ivaneide Dias Pereira Mendes (arguente) e Dr.João Pedro Luís de Queirós (orientador).

A odontóloga, Débora Cristina Speroni, defendeu a dissertação “Representação dos estudantes adultos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha sobre as comunidades indígenas da região sul brasileira”, tendo na banca os professores, Dr. João Paulo Ferreira Delgado (presidente), Drª. Vera Lucia Alves Pereira Diogo (arguente), Dr. João Pedro Luís de Queirós (orientador)

A arquiteta, Fabíola Machado, defendeu a dissertação “Arquitetura escolar inclusiva: a acessibilidade no Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Augusto”, tendo na banca os professores, Drª. Maria José Freitas Borges de Araújo (presidente), Drª. Paula Cristina Romão Pereira (arguente) e Drª. Margarida Maria Delgado Paiva (orientadora).

A Diretora de Administração, Leandra Leoni Ritter, defendeu a dissertação “Qualidade de Vida no Trabalho: Uma análise das políticas e das práticas desenvolvidas no IFFar - Campus Santo Augusto através da percepção dos servidores técnicos administrativos em educação”, tendo na banca os professores, Drª. Paula Cristina Romão Pereira (presidente), Drª. Carina Moreira Coelho (arguente) e Drª. Margarida Delgado Paiva (orientadora).

O técnico de tecnologia da informação, Leonardo Matheus Pagani Benvenutti, defendeu a dissertação “Licenciar-se na vida adulta: as implicações da conclusão do Curso de Licenciatura em Computação nas trajetórias de vida dos adultos formados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha”, tendo na banca os seguintes professores: Dr. Fernando Luís Teixeira Diogo (presidente), Dr. Hugo Filipe Carvalho Teixeira Monteiro (arguente) e Drª. Ivaneide Dias Pereira Mendes (orientadora).

O técnico em assuntos educacionais, Saulo Stevan Pasa, defendeu a dissertação “A contribuição da disciplina de Educação Física para a formação integral dos alunos”, tendo na banca os professores, Dr. João Paulo Ferreira Delgado (presidente), Drª. Paula Cristina Romão Pereira (arguente) e Drª Maria Inês da Silva Teixeira (orientadora).