Página inicial > Santo Augusto > Ciclo de Estudos sobre Currículo Integrado chega a sua 30ª edição
Notícias Santo Augusto

Ciclo de Estudos sobre Currículo Integrado chega a sua 30ª edição

Publicado em Terça, 19 de Março de 2019, 16h02 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O IFFar - Campus Santo Augusto sediou na ultima sexta-feira, dia 15 de março, a 30ª edição do Ciclo de Estudos sobre Currículo Integrado – CECI, com a participação de servidores e estudantes do IFFar, oriundos dos campi de Santo Augusto, Santo Ângelo, Panambi, São Borja, Santa Rosa e Frederico Westphalen e professores e estudantes do Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências – GIPEC da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

30º CECI 2

O encontro surgiu em 2012, quando um grupo de docentes do IFFar – Campus Santo Augusto, liderado pelas professoras Adriana Toso Kemp e Clarinês Hames, em parceria com o GIPEC-UNIJUÍ, mobilizou-se para criar um espaço-tempo de estudos e diálogo qualificado sobre a temática do currículo integrado.

A primeira edição do Ciclo de Estudos sobre Currículo Integrado aconteceu no dia 11 de junho de 2012 no IFFar - Campus Santo Augusto, com a participação de professores, técnicos-administrativos e estudantes do Campus Santo Augusto e do Campus Panambi e professores e estudantes do GIPEC - UNIJUÍ.

Segundo a professora Adriana Toso Kemp, o grupo mantém-se uma periodicidade de encontros bimensais desde 2012, com rodízio de locais, contemplando todos os participantes. Em 2014, o grupo obteve aprovação do projeto de estudos no CNPQ, sob a coordenação da professora da UNIJUI, Dra. Lenir Basso Zanon. “Como resultado desse trabalho, foi publicado o livro Currículo Integrado, Educação e Trabalho: saberes e fazeres em interlocução, que reúne artigos escritos pelos integrantes do grupo, a partir das pesquisas, discussões e reflexões desenvolvidas”, relata a professora, atualmente lotada no IFFar - Campus Santo Ângelo.

As discussões promovidas nos encontros resultaram no I Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado - EnTECI , realizado de 21 a 23 de junho de 2016 no IFFar – Campus Santo Augusto, com a participação de estudantes e servidores do IFFar e estudantes e professores da UNIJUI.

O EnTECI promoverá sua segunda edição nos dias 21 e 22 de maio de 2019, na UNIJUI, visando ampliar e aprofundar as discussões sobre currículo integrado, com apresentação de trabalhos por parte dos inscritos e com as conferências dos pesquisadores convidados. Durante o evento serão socializadas as pesquisas acerca do currículo integrado realizadas nos dois programas de pós-graduação envolvidos no projeto: Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências/UNIJUÍ e Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional/IFFarroupilha - (PROFEPT).

De acordo com a professora Adriana, em cada Ciclo de Estudos sobre Currículo Integrado têm sido desenvolvidos estudos e debates, a partir de leituras prévias e elaboração de subsídios sobre os textos de referência. “Trata-se, portanto, de um importante espaço-tempo de aprofundamento de estudos e concepções acerca do currículo integrado e dos aportes teóricos que se relacionam a essa temática”, destaca a professora.

A 30ª edição do CECI foi dedicada ao estudo do texto Indeterminação de identidade e reflexos nas políticas institucionais formativas dos IFs, de autoria de Gaudêncio Frigotto, bem como ao fechamento da programação do II EnTECI. Mais informações sobre o evento serão disponibilizadas nos próximos dias.

30º CECI 3

30º CECI