Página inicial > Santo Augusto > Integrantes do NAPNE do IFFar – Campus Santo Augusto lançam livro sobre Educação Inclusiva
Notícias Santo Augusto

Publicado em Quarta, 27 de Março de 2019, 16h11 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

A professora do IFFar –Campus Santo Augusto, Juliani Natália dos Santos, juntamente com a egressa da Licenciatura em Computação e atualmente professora da Universidade Federal do Paraná – Campus Palotina, Paola Cavalheiro Ponciano, acabam de lançar como organizadoras o livro “Educação Inclusiva sob Múltiplos Olhares: Ação na educação profissional e tecnológica”.

LIVRO Ju

O livro é uma proposta de reflexão sobre a inclusão na educação profissional e tecnológica, tendo como pilar as experiências vivenciadas por docentes e técnicos administrativos em educação do IFFar - Campus Santo Augusto, dentro do Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Especiais - NAPNE. Entre relatos e contextualizações, a obra, traz ao leitor as experiências e estratégias de trabalho utilizadas, sendo apresentado o que se tem feito e as perspectivas futuras dentro das dimensões estruturais, físicas e pedagógicas da instituição.

Segundo Juliani, a ideia do livro surgiu a fim de fomentar a inclusão e dar apoio aos processos de ensino e aprendizagem. “O objetivo não é trazer verdades postas, mas sim, provocar reflexões a partir dos fazeres realizados pelo NAPNE, que poderão ser implementados em outras instituições de ensino”, destaca a professora.

Juliani e Paola acreditam que a obra possa motivar e mobilizar fazeres, contribuindo para as discussões que perpassam a educação inclusiva dentro dos Institutos Federais. “Uma forma de socializar e demarcar os feitos dentro do NAPNE, pontuando que a inclusão se faz com ajuda e participação de todos servidores, docentes e alunos, que não é missão de um só e que só se concretiza sob múltiplos olhares”.

O livro, que está à venda pela Editora Paco, será lançado oficialmente durante a Semana Acadêmica do curso de Licenciatura em Computação que acontecerá em maio. Alguns exemplares já estão disponíveis para retirada na biblioteca Mario Quintana.

Livro Ju 3

Na imagem abaixo estão os nomes de todos os servidores que participam da publicação: