Página inicial > Santo Augusto > Cortes orçamentários ameaçam continuidade dos auxílios estudantis e de postos de trabalho terceirizados no IFFar
Notícias Santo Augusto

Publicado em Quinta, 25 de Abril de 2019, 18h17 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

A equipe diretiva do IFFar – Campus Santo Augusto reuniu na manhã de quarta-feira, dia 24, no auditório da instituição, os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio para falar sobre o impacto do corte orçamentário de 20% para os Institutos Federais, feito pelo governo, pelo decreto nº 9.741, publicado no dia 29 de março, no Diário Oficial da União.

Os servidores da instituição já haviam sido informados do corte orçamentário, na reunião geral, realizada no dia 17 de abril. Os estudantes dos cursos superiores e Proeja, que estudam no período noturno, serão reunidos na próxima semana.

O orçamento total do IFFar – Campus Santo Augusto no início do ano era de R$3.507.902,29, valor do qual foram cortados 20%, o que representará numa redução orçamentária de mais de R$ 700 mil. A equipe diretiva desde que soube do corte está estudando formas de reduzir as despesas da instituição, sem que os estudantes sejam diretamente afetados. As reuniões feitas, tanto com os estudantes, quantos com os servidores, são para conscientizar sobre a nova realidade e da importância de todos colaborarem com a redução das despesas do campus.

Segundo a Diretora Geral, Verlaine Gerlach, o orçamento, que já havia sido reduzido drasticamente nos últimos anos, impactando em cortes de postos de trabalho e auxílios estudantis, agora será reduzido em mais 20%. “Já foi difícil de manter os nossos serviços básicos com o orçamento de 2018, agora com essa redução, a manutenção dos auxílios estudantis e a continuidade dos postos de trabalhos terceirizados estão seriamente ameaçados”, explica Verlaine.

Sobre o decreto nº 9.741:

O decreto 9.741, contingenciou R$ 29,582 bilhões do Orçamento Federal de 2019. Com isso, a Educação perdeu R$ 5,839 bilhões, cerca de 25% do previsto.  Originalmente, a Lei Orçamentária Anual (LOA) deste ano garantia R$ 23,699 bilhões de verbas discricionárias para a Educação. Com o corte, os recursos disponíveis para gastos com custeio e investimentos em Educação caíram para R$ 17,793 bilhões. As despesas discricionárias englobam desde os investimentos em universidades federais até compra de insumos básicos para o funcionamento dos serviços públicos.