Página inicial > Santo Augusto > Pesquisa de intenção de compras para o Dia das Mães 2019
Notícias Santo Augusto

Pesquisa de intenção de compras para o Dia das Mães 2019

Publicado em Quarta, 08 de Mai de 2019, 17h41 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O Dia das Mães é a segunda data comemorativa mais importante para a economia, ficando apenas atrás do Natal. Além de aquecer as vendas, o período estimula a movimentação econômica de praticamente todos os segmentos do varejo local. De acordo com pesquisa realizada por professores e estudantes do IFFar – Campus Santo Augusto, 8 em cada 10 santoaugustenses pretendem ir às compras em busca de um presente para esta data.

O estudo em destaque faz parte do projeto “Pesquisa de Opinião como ferramenta de Gestão”, coordenado pelo professor Felipe Kolosque, com a colaboração da professora Simone Nunes Ceretta. Foram aplicados 109 questionários pelos alunos do Curso Técnico em Administração integrado ao ensino médio, Brenda Freire, Felipe Flores e Vinícius Figur; além dos alunos do Curso Superior de Bacharelado em Administração, Eriton Bueno, Jaqueline Pommer e Marisa Kuhn.

Grupo responsável pela pesquisa do Dia das Mães

O Perfil dos consumidores que responderam à pesquisa é formado em sua maioria por mulheres (63%). Em relação à faixa etária, 52% possuem até 37 anos de idade. Quando questionados sobre onde irão fazer suas compras, 94% pretendem comprar no comércio de Santo Augusto, 4% farão compras em outras cidades e apenas 2% irão fazer suas compras via internet.

0001

Entre os produtos preferidos para presentear estão: roupas (45%), seguidas de perfumes ou cosméticos (18%), doces, flores ou livros (13%), joias e relógios (8%), calçados (6%), aparelhos eletrônicos e mobiliários (3% cada um). Outros itens representam 4% da intenção de compras.

0002

Sobre a forma da escolha do estabelecimento comercial para efetivar a compra, o atendimento de excelência se mostrou como o atributo mais importante, com 31% do total das respostas. Já para 27% dos entrevistados, o mais importante é a qualidade dos produtos. O quesito preços acessíveis é o principal fator para 23% dos entrevistados. Cabe destacar que, 57% dos entrevistados pretendem realizar pesquisas de preço antes de efetivar a compra.

003

Quanto ao valor gasto na compra do presente, 62% pretendem gastar até R$ 100,00; 16% planejam desembolsar entre R$ 101,00 e R$ 150,00; e os que têm intenção de gastar entre R$ 151,00 e R$ 300,00 representam também 16%, e 6% pretendem gastar acima de R$ 300,00. Nessas compras, 68% irão comprar à vista em dinheiro e 8% no cartão de débito; 15% pretendem realizar algum tipo de parcelamento – cartão de crédito ou cartão próprio da loja e 10% usarão outras formas de pagamento (cartão de crédito à vista ou cheque). No que diz respeito ao valor médio de compra, os consumidores pretendem gastar em média, R$ 108,00.

Em relação a 2018, identificou-se a alteração com relação ao preço e ao atendimento, antes o preço era considerado o primeiro fator determinante, hoje,  conforme as mudanças de comportamento e hábitos de consumo, o cliente vem apresentando uma valorização maior da sua experiência de compra e do tratamento recebido nas lojas. Assim, os dados dessa pesquisa demonstram que são necessárias algumas estratégias específicas para atrair os consumidores santoaugustenses como, por exemplo, primar pelo atendimento ao cliente, buscar ofertar produtos com alta qualidade e com valores mais acessíveis.