Página inicial > Santo Augusto > IFFar – Campus Santo Augusto promove projeto "Agroindústria: compartilhando saberes"
Notícias Santo Augusto

Publicado em Sexta, 10 de Mai de 2019, 18h28 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O IFFar – Campus Santo Augusto está com inscrições abertas para participação no Curso de Boas Práticas de Fabricação, desenvolvido pelo projeto de extensão "Agroindústria: compartilhando saberes". As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 22 de maio, através do site https://www.sympla.com.br/oficina-de-boas-praticas-de-fabricacao__526251

O projeto, coordenado pela professora Janice Pinheiro Boeira, consiste em um conjunto de ações de socialização de saberes relacionados a área técnica profissional do Técnico em Agroindústria. As ações incluem curso de Boas Práticas de Fabricação e de Informática Básica, oficinas de produção e teóricas, palestras relacionadas a gestão agroindustrial e temas de formação geral, como educação financeira e ambiental.

As atividades do projeto serão divulgadas visando atingir trabalhadores ou proprietários de agroindústrias ou do ramo da alimentação, egressos de cursos do IFFar, estudantes e comunidade em geral. A realização acontecerá preferencialmente nas dependências do campus, devido à necessidade de infraestrutura adequada. Eventualmente, algumas atividades poderão ser realizadas em locais sugeridos pelos participantes, visando a integração instituição/sociedade.

Oficinas agrindústria

Nesta primeira etapa, estão sendo ofertadas 60 vagas no curso de Boas Práticas de Fabricação, que terá carga horária de 20 horas, sendo realizado de 22/05 a 04/07. As aulas acontecerão no turno da noite, conforme cronograma e conteúdos:

*22 e 23/05 - Microbiologia e cuidados na manipulação de alimentos (6h): agentes microbiológicos de importância em alimentos, micro-organismos deteriorantes, micro-organismos patogênicos; limpeza e sanitização de instalações e superfícies de equipamentos e utensílios; agentes físicos e químicos de limpeza e sanitização;

*28 e 29/05 - Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Procedimento Operacional Padrão (POP) (6h);

*04/06 e 03/07 - Introdução a Qualidade: ferramentas da qualidade, sistemas de gestão da qualidade, controle de qualidade agroindustrial (6h);

*04/07 - Segurança do alimento: interação e socialização das aprendizagens (2h).

Conheça o Curso Técnico em Agroindústria integrado ao ensino médio na modalidade EJA – EPT do IFFar – Campus Santo Augusto

O Curso Técnico em Agroindústria tem por objetivo proporcionar aos jovens e adultos a realização do Ensino Médio e a formação profissional, a qual os habilite para empreender iniciativas junto aos familiares ou a empresas do setor agroindustrial, e para atuarem na condução de projetos no ramo da produção vegetal e animal. É ofertado pelo IFFAR - Campus Santo Augusto no turno noturno, com ingresso em turmas anuais.