Página inicial > Santo Augusto > IFFar – Campus Santo Augusto promove projeto "Agroindústria: compartilhando saberes"
Notícias Santo Augusto

Publicado em Quarta, 22 de Mai de 2019, 20h52 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O IFFar – Campus Santo Augusto iniciou na noite dessa quarta-feira, dia 22 de maio, no auditório da instituição, o Curso de Boas Práticas de Fabricação, desenvolvido pelo projeto de extensão "Agroindústria: compartilhando saberes".

Participam da formação gratuita, com carga horária de 20 horas, 65 pessoas, as quais são trabalhadores ou proprietários de agroindústrias, trabalhadores do ramo da alimentação, egressos de cursos do IFFar, estudantes e comunidade em geral.

O projeto, coordenado pela professora Janice Pinheiro Boeira, consiste em um conjunto de ações de socialização de saberes relacionados à área técnica profissional do Técnico em Agroindústria. As ações incluem o curso de Boas Práticas de Fabricação que terá sete encontros e posteriormente haverá as formações de Informática Básica, oficinas de produção e teóricas, palestras relacionadas à gestão agroindustrial e temas de formação geral, como educação financeira e ambiental.

O curso de Boas Práticas acontecerá à noite e abordará a seguintes temáticas:

*22 e 23/05 - Microbiologia e cuidados na manipulação de alimentos (6h): agentes microbiológicos de importância em alimentos, micro-organismos deteriorantes, micro-organismos patogênicos; limpeza e sanitização de instalações e superfícies de equipamentos e utensílios; agentes físicos e químicos de limpeza e sanitização;

*28 e 29/05 - Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Procedimento Operacional Padrão (POP) (6h);

*04/06 e 03/07 - Introdução a Qualidade: ferramentas da qualidade, sistemas de gestão da qualidade, controle de qualidade agroindustrial (6h);

*04/07 - Segurança do alimento: interação e socialização das aprendizagens (2h).