Página inicial > Santo Augusto > Estudantes do Técnico em Agropecuária participam de atividades na Semana do Meio Ambiente
Notícias Santo Augusto

Publicado em Segunda, 03 de Junho de 2019, 18h36 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Na tarde desta segunda-feira, dia 03 de junho, os estudantes do Curso Técnico em Agropecuária, integrado ao ensino médio, do IFFar – Campus Santo Augusto,  participaram de atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente, comemorada de 01 a 05 de junho.

As atividades iniciaram às 15h30, no auditório da instituição, com a palestra “Meio Ambiente: sua atitude faz toda a diferença”, ministrada pela instrutora do SENAR-RS, Marlidiane Trindade Klug, a qual destacou para os estudantes a importância de cada um fazer sua parte na preservação do Meio Ambiente, evitando principalmente jogar lixo em locais indevidos.

Após a palestra, os estudantes, acompanhados pelos professores Clarinês Hames, Franciele de Oliveira e Ricardo Paraginski, realizaram no gramado que fica ao lado do estacionamento da biblioteca, o plantio de 11 mudas de plátano, doadas pelo estudante do 1º ano, Giovani Weber, filho de Décio Weber, proprietário dos Viveiros Weber, do município de Crissiumal-RS.

Segundo a professora Clarinês Hames, a ideia do plantio de árvores surgiu na turma do 1º ano do técnico em agropecuária, durante a disciplina de Biologia. Os estudantes optaram por plantar as árvores no estacionamento da biblioteca, para criar sombra para os carros e também reduzir o calor nos prédios que circundam o estacionamento, contribuindo para a redução no consumo de energia, com a diminuição do uso do ar condicionado, e também para a redução de gás carbônico na atmosfera, evitando assim o aumento do efeito estufa.

Os plátanos são árvores do gênero Platanus, da família Platanaceae, as quais são nativas da Eurásia e da América do Norte. São típicas dos climas subtropical e temperado. No geral, são árvores de interesse ornamental, podendo atingir entre 40 e 50 metros de altura, sendo comuns em florestas temperadas e subtropicais. Possuem folhas lobadas, que ficam avermelhadas no outono antes de caírem no inverno.

Saiba mais sobre a Semana do Meio Ambiente:

A Semana Nacional do Meio Ambiente começa em 1º de junho e vai até 5 de junho, quando se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta semana de conscientização foi criada no Brasil pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981. O objetivo era complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU. Esta iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Organização das Nações Unidas – ONU, em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia. A proposta desta data é chamar a atenção de todos os governos mundiais e da população sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente.

Saiba mais sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente.